• Alvor FM

Wilson Capitão estreia-se com ''One Hundred Comets''


One Hundred Comets é o single de estreia do músico e compositor Wilson Capitão.


Existem 3 momentos capitais na vida de Wilson Capitão que o levam à música. "O meu pai é metaleiro, um daqueles da velha guarda que adora Slayer, Iron Maiden e Judas Priest. Até aos 10 anos, basicamente nunca ouvi outra música para além de metal. O meu pai ouvia bastante música e isso quer dizer que literalmente não me lembro de quando comecei a ouvir metal, basicamente acho que já vim do hospital em que nasci para casa a ouvir metal", diz-nos o compositor. Um outro momento foi quando começou a aprender a tocar instrumentos "o meu primeiro instrumento foi o piano, embora tenha sido contra a vontade do meu pai, porque para ele, a guitarra eléctrica cheia de distorção era a única opção óbvia. Comecei a ter aulas de ensino não formal aos 8 anos. Passados 2, 3 anos o instrumento deixou-me de interessar e aos 12 anos comecei a aprender viola/guitarra". O último e decisivo momento foi "quando comecei a ouvir música para além de metal. Esta fase foi muito importante para mim como músico. Tive a oportunidade de conviver com amigos de diferentes backgrounds e com diferentes gostos de música durante a minha adolescência. Hoje posso dizer que ouço de tudo um pouco".

Como se chega então aquilo que é este som diferente de One Hundred Comets? Wilson Capitão explica-nos que "experimentei, house, hiphop, electrónica alternativa, chill, trap, e finalmente, passado alguns anos, experimentei compor para orquestra. Não sabia nada de composição ou arranjos para orquestra. O maior contacto com orquestra que tinha, era com a Filarmónica da minha terra porque a minha namorada toca oboé nesta Filarmónica e de ouvir música clássica. O click para experimentar coisas orquestrais fez-se quando comecei a ouvir música contemporânea com orquestra, nomeadamente Woodkid e Ibrahim Maalouf, entre outros".

Wilson Capitão tornou-se assim um músico/compositor por inteiro, tratando de todos os aspetos de criação e conclusão "as gravações foram feitas em minha casa e fui eu que produzi e compus todo o tema. Apenas a masterização ficou a cargo de outra pessoa, o André Tavares", explica-nos.

Lembramos que Wilson Capitão, antes de editar este seu primeiro single em nome próprio, foi responsável pelas orquestrações de, por exemplo, o tema Povo Que Cais Descalço dos Dead Combo ou de Verdes Anos de Carlos Paredes.

One Hundred Comets já está disponível nas plataformas digitais.