top of page
Buscar

UHF - Novo single ''A Primeira Noite Sem Ti'' já disponível


Os UHF regressam aos singles com o tema A Primeira Noite Sem Ti já disponível.

Logo aos primeiros instantes do novo single A Primeira Noite Sem Ti, notamos algo de diferente na sonoridade dos UHF. António Manuel Ribeiro explica-nos simplesmente "a resposta mais honesta é dizer: acontece. Quando estou na pele do autor - e estou sempre, mesmo inconscientemente -, quando agarro na guitarra e uma melodia se encosta às palavras, deixo-me ir, é como se um regato descesse a montanha escolhendo o caminho."

Sabemos também, que este single estava guardado há anos no portefólio de António Manuel Ribeiro como nos diz o próprio "... esta canção foi escrita em 2004, sei a data porque a registei na SPA. Um dia, um técnico que trabalhava connosco e também com a Adelaide Ferreira, perguntou-me se podia escrever uma ou duas canções para o novo disco que a Adelaide ia gravar. Disse-lhe que sim. Um tempo depois telefonei-lhe a informar que tinha duas canções prontas. Nesse mesmo dia ligou-me a dizer que já não era preciso, o disco já estava gravado. Guardei as canções, mas de vez em quando A Primeira Noite Sem Ti aparecia-me no monte de folhas que reúnem os meus trabalhos. E a melodia, que não gravara, estava sempre lá."

Perguntamos a António Manuel Ribeiro se com este novo single, existe uma "viragem" na sonoridade habitual dos UHF. O autor e compositor indica-nos que "... não, não mudámos de abordagem musical, mas acrescentámos outros atributos ao nosso trabalho. Porventura, uma das poucas particularidades positivas da pandemia, foi dar-me tempo, sem digressões, escrevi em continuum, e hoje posso escolher. Mas o lado do trovador de intervenção também está presente com o peso do nosso som. É preciso acordar as pessoas, tirá-las do rebanho."

Mas as novidades não ficam apenas pela edição deste novo single A Primeira Noite Sem Ti e de um novo álbum de originais em janeiro de 2023. Existem outros lançamentos, neste caso de discos ao vivo, já a 18 de novembro. António Manuel Ribeiro diz-nos o porquê e o que são estes dois novos registos "ambos resultam de concertos gravados em 2021, sob o regime pandémico com salas a 50% da capacidade, o que é muito estranho porque o chip cerebral vê a sala como meio vazia e tudo mascarado. No primeiro disco, gravado na Casa da Música do Porto, celebramos o 40.º aniversário do LP À Flor da Pele, o nosso primeiro. No segundo disco, gravado no Coliseu do Porto, apresentamos o formato de concerto que trabalhámos para a quadra natalícia, baseado na canção Podia Ser Natal: era urgente para todos, nós, artistas, e o público, sair de casa e retomar o caminho das tamanquinhas, ir e desfrutar um espetáculo. Vamos precisar de muito tempo para fazer desaparecer as cicatrizes da 'estranheza' a que fomos obrigados. Há tanta violência gratuita à solta, vemos na comunicação social; a música pode e sabe ajudar."

A Primeira Noite Sem ti já está disponível nas plataformas digitais.


Beware! | Foto:D.R.


bottom of page