Buscar
  • Alvor FM

Toty Sa'Med apresenta o seu novo single ''Antes e Depois''


No início de 2020, Toty Sa'Med deixou Luanda com rumo a Lisboa para concluir a produção do seu álbum de estreia, mas a pandemia e a consequente incerteza que se abateu no mundo trocaram-lhes as voltas e obrigaram-no repensar todo o seu processo criativo. Sucumbir à saudade ou enfrentar a cidade.

Na primeira oportunidade, após o regresso a normalidade, Sa'Med trocou a solidão do seu estúdio caseiro por sessões de escrita coletiva e produção para artistas como, Dino d'Santiago, Kady e IRMA. Esses diálogos lhe permitiram não só renovar a verve do seu vocabulário musical como lhe oferecer a liberdade para ousar combinar o semba angolano de Bonga e Lilly Tchiumba com a soul vintage de Curtis Mayfield e Donny Hathaway e uma boa pitada de melancolia, a mesma que identificamos nos filmes de Barry Jenkins mas que neste 'Antes e Depois' derrete-se na língua que recebe a doce melodia de uma palavra desconhecida-o'tchissola (amor).

"Antes e Depois", é a celebração do amor que resiste às provações, ao agoiro e ao maldizer. É a poesia dos que acreditam que o mais importante é sempre o hoje, o agora e a forma como se constrói o presente para garantir um futuro a dois e é também a primeira amostra do álbum que e o autor kaluanda intitulou de Moxi, que no seu Kimbundu ototne, significa "primeiro" ou "número 1".


Sony | Foto:D.R.