top of page
Buscar

Tord Gustavsen traz o Jazz escandinavo a Portugal


O pianista de jazz norueguês Tord Gustavsen apresenta-se em Novembro nos palcos portugueses: Dia 4 no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, dia 5 no festival Caldas Nice Jazz, no CCC em Caldas da Rainha, e dia 6 no Teatro Micaelense, num concerto inserido no PDL Jazz - Festival Internacional de Jazz de Ponta Delgada.


Changing Places' (2003), 'The Ground' (2005), 'Being There' (2007) e o mais recente 'The Other Side'(2018), descrito pela imprensa especializada como um álbum de "hinos hipnóticos de absoluta beleza, gosto e originalidade", serão alguns dos trabalhos apresentados nesta digressão por palcos portugueses, em que Tord será acompanhado pelo seu trio, composto por Jarle Vespestad na bateria e por Ellen Brekken no contrabaixo.

Com um total de oito álbuns editados nas mais variadas formações pela lendária ECM Records, Tord Gustavsen é um das figuras de maior relevo do jazz escandinavo. Ao longo de quase 20 anos de carreira tem acumulado inúmeras distinções, desde o Grammy norueguês, o Spellemannsprisen, aos prestigiados CHOC criOcal (França), o Prémio Bell para o melhor Álbum de Jazz internacional (Austrália), Gravação do Mês na Stereophile Magazine (EUA), e o NOPAs Musikkpris para a Melhor Composição de Jazz.

Depois de uma última passagem por Portugal em 2015, Gustavsen volta agora a convidar o público português a uma ''viagem pelas paisagens serenas e minimalistas dos Nordic Blues, onde as palavras dão lugar a ambientes harmónicos profundamente poéticos e meditativos''.

©Locomotiva Azul


bottom of page