• Alvor FM

The War On Drugs anunciam novo álbum, ''I Don’t Live Here Anymore'', para dia 29 de Outubro


The War On Drugs anunciam I Don't Live Here Anymore, o seu primeiro álbum após um interregno de quatro anos, que ficará disponível em todo o lado no próximo dia 29 de Outubro, através da Atlantic Records. Em paralelo a banda norte-americana apresentou também a primeira canção/vídeo, "Living Proof".


Nos últimos 15 anos, os The War on Drugs emergiram constantemente como um dos grandes sintetizadores do rock and roll deste século, removendo as lacunas entre o underground e o mainstream, entre os sons obtusos de nicho e os hinos de toda uma geração, fazendo discos que lutam contra um passado fragmentado num presente unificado e envolvente. E verdade é que os The War On Drugs elevaram tudo isso neste seu quinto álbum de estúdio, I Don't Live Here Anymore, um álbum de rock incomum sobre um dos nossos processos mais comuns, mas, simultaneamente, mais assustadores - a resiliência perante o desespero.

Apenas um mês depois de A Deeper Understanding dos The War On Drugs ter recebido o Grammy de Melhor Álbum de Rock de 2018, o núcleo duro da banda composto por Adam Granduciel, o baixista Dave Hartley e o multi-instrumentista Anthony LaMarca retiraram-se para o norte do estado de Nova Iorque, para tocar e gravar novas demos, trabalhando fora dos papéis predeterminados que cada elemento desempenha tipicamente nas suas actuações ao vivo. Essas sessões revelaram-se altamente produtivas, produzindo as versões iniciais de algumas das músicas presentes no novo trabalho, I Don't Live Here Anymore. Foi o início de uma odisseia de mais de uma dúzia de sessões, que se prolongou durante três anos e passou por sete estúdios, incluindo alguns dos maiores e mais icónicos do rock, como é o caso do Electric Lady, em Nova Iorque, e do Sound City, em Los Angeles. O líder da banda, Granduciel, e o seu co-produtor/engenheiro de confiança, Shawn Everett, passaram horas incontáveis separando cada parte destas novas canções e reconstruindo-as uma a uma.

Uma das sessões mais memoráveis ocorreu em maio de 2019, no Electro-Vox, na qual toda a formação da banda - composta ainda pelo teclista Robbie Bennett, o baterista Charlie Hall e o saxofonista Jon Natchez - se reuniram para gravar o comovente tema de abertura do álbum, "Living Proof". Normalmente, Granduciel prepara as faixas dos The War On Drugs a partir de resmas de overdubs, como uma espécie de 'puzzle' de rock 'n' roll. Mas para "Living Proof", a faixa acabou por se compor em tempo real, enquanto os músicos usavam a sua química como uma unidade ao vivo para invocar um pouco de magia extemporânea. O imediatismo da actuação acabou por se revelar a ideal para aquela que é uma das canções mais pessoais que Granduciel já escreveu até hoje.

O vídeo de "Living Proof", dirigido pelo cineasta Emmett Malloy, e filmado em 16mm, capta Granduciel no histórico estúdio Panorâmico em Stinson Beach, na Califórnia.


warner