Buscar
  • Alvor FM

THE AFGHAN WHIGS lançam novo single e videoclipe ''The Getaway''


Os The Afghan Whigs anunciam o seu primeiro álbum em estúdio, How Do You Burn, cinco anos depois do último lançamento. Será lançado no próximo dia 9 de setembro, via Royal Cream/BMG. Também foi agora lançado o segundo single do álbum, The Getaway que incluirá ainda um videoclipe.

Na próxima primavera, The Afghan Whigs vão embarcar numa tour de suporte a How Do You Burn?. Terá início no The Fine Line em Minneapolis, nos Estados Unidos, a 9 de setembro e encerrará na Europa, no reaberto KOKO em Londres, no dia 6 de novembro. Os bilhetes estarão à venda a partir do dia 6 de maio. Anteriormente a banda tinha anunciado que uma tour teria início na próxima semana, na Flórida.

How Do You Burn? será o seu nono álbum e segue-se a um conjunto de aclamados discos que lançaram desde o seu regresso em 2012, Do to the Beast (2014) e In Spades (2017). How Do You Burn? agarra no sucesso destes álbuns e ruma em direção ao horizonte.

O trabalho iniciou-se em setembro de 2020, tendo a pandemia forçado Greg Dulli, vocalista e compositor dos Whigs a abandonar os planos de realizar uma tour do seu elogiado álbum a solo, Random Desire, e assim continuou durante os próximos 14 meses.

A pandemia também fez com que a banda tenha gravado separadamente, em diferentes locais. Dulli e o seu co-produtor Christopher Thorn, e o baterista Patrick Keeler estiveram juntos na Califórnia; o baixista John Curley e o guitarrista Jon Skibic e o homem das cordas Rick Nelson desenvolveram as suas partes em Cincinnati, New Jersey e New Orleans, respetivamente. "Assim que o sistema caiu, começámos a voar", referiu Dulli.

Para o elenco de apoio, Dulli chamou vários colaboradores incluindo o falecido Mark Lanegan, que colaborava regularmente com Dulli nos Twilight Singers, o amigo e parceiro em The Gutter Twins. Lanegan estreou-se nos The Afghan Whigs depois de ter participado nas vozes de backup em duas faixas. "Foi Mark quem deu o nome ao álbum", relembrou Dulli.

Susan Marshall, que cantou no álbum dos Whigs, intitulado 1965, regressou com Catch A Colt, uma das faixas de destaque do álbum, soltos como os Roling Stones da era de Some Girls ou com as polirritmias de Tusk dos Fleetwood Mac.

O multitalentoso Van Hunt, que viajou com os Whigs em 2012 e participou como convidado no álbum Do to the Beast, traz os seus vocais para os voodoo-blues de Jyja e para o audacioso Take Me There, transformando este último "numa canção gospel selvagem. Cantamos realmente bem juntos, mas quando o Van produz, é implacável.", refere Dulli.

Para além disso, Marcy Mays, principal vocalista em My Curse, a música de destaque do álbum Gentlemen, repetindo o seu papel no celestial, Domino and Jimmy, interpretado por Stevie Nicks para Dulli e Lindsey Buckingham. " Escrevi a música a pensar em Marcy", referiu Dulli. "Ninguém soa como ela, tem uma incrível, única, emocional e evocativa voz."

The Afghan Whigs - Dulli, Curley, Nelson, Keeler e com Christopher Thorn a juntar-se à banda na guitarra - deram origem a How Do You Burn? e estará na estrada no início da primavera. Para além disso, refere Dulli, o seu futuro glorioso está em aberto.


BMG | Foto: Direitos Reservados