Buscar
  • Alvor FM

Stereossauro apresenta ''Saia''


Do último disco de Stereossauro, Desghosts & Arrayolos, chega-nos o vídeo de "Saia", um tema que conta com a participação de xtinto e que nos leva num passeio dançado pela vila piscatória, as pessoas e tradição que a compõem.

A admiração por uma figura da Nazaré está representada nas suas sete saias, traje usado pelas nazarenas desde os tempos que esperavam na praia, ao frio, pelos seus familiares que partiam para o mar e cujo número 7 se prende com o número de ondas que contavam, dobrando levemente a ponta das saias, à espera do mar raso para que o "seu" barco pudesse encalhar e regressar à praia em segurança.

Ao longo do vídeo, acompanhamos uma bailarina enquanto passa por vários locais emblemáticos da vila e vamos tirando "retratos" de pessoas da Nazaré, que não nos deixam indiferentes ao peso da História e ao legado de uma vida dedicada ao mar.

Sobre esta colaboração, xtinto diz-nos: fechei esta faixa algures em período de quarentena quando estava só fechado com o Billy a criar sem grande pressão ou direção. O Stereossauro tinha mandado uma pasta de beats e assim que peguei neste loop saiu-me logo esta metáfora. Digo metáfora porque não falo sobre algo que me aconteceu e ao mesmo tempo sim, descreve o processo de desenvolvimento duma paixão (que já me aconteceu) mas numa ambiência muito própria que nos atira para os ares da Nazaré (que nunca me aconteceu). Quanto à colaboração em si não há muito a dizer, é um prazer que o meu trabalho seja notado por uma lenda como o Stereo e espero que este tag team se venha a repetir.

A estética deste videoclipe bebeu inspiração nas fotografias que Stanley Kubrick fotografou nos anos 40, tal como, Henri Cartier-Bresson, e também o Edouard Boubat.

Foi captado película de 16mm para realçar o respeito pelo o antigamente e a beleza estética do mesmo. Contou com a mira do director de fotografia brasileiro Yuri Sardenberg, que captou estes momentos com um olho natural e respeitador do que a Nazaré tem para oferecer.

Nas palavras de Stereossauro, tenho trabalhado com o Philip Reese na produção de bandas sonoras para documentários seus, mais recentemente numa curta-metragem sobre um artista plástico, que foi premiada nos Independent Shorts Awards em Los Angeles no passado mês de Fevereiro. O realizador está muito familiarizado com a Nazaré, uma vez que trabalha com Garrett McNamara e soube logo que era a pessoa certa para fazer este vídeo que fala precisamente do Sítio da Nazaré. Foi muito fácil fazer repérage, porque qualquer cantinho é um sítio muito bonito. Fizemos o vídeo juntando uma bailarina contemporânea com os habitantes tradicionais - pescadores e senhoras com as saias típicas. Para isso contámos a ajuda muito preciosa da Universidade Sénior da Nazaré e quero deixar-lhes um agradecimento especial.


©Valentim de Carvalho | Foto:D.R.