• Alvor FM

Sara Correia anuncia tour pela Turquia


Após dois concertos apoteóticos em Lisboa e Braga, no Teatro Tivoli e no Theatro Circo, a 14 e 29 de Maio, respetivamente, e que marcaram o seu regresso aos palcos, Sara Correia anuncia agora uma digressão pela Turquia. A fadista será solista convidada da Orquestra Sinfónica Presidencial da República da Turquia em quatro espetáculos, que vão decorrer de 14 a 21 de Junho.


A voz inigualável de "Porquê do Fado" vai passar por três míticos Teatros Greco-Romanos: Aspendos, situado em Antalya e considerado pela UNESCO o mais bem conservado em toda a costa mediterrânica; Patara, em Kas, cidade consagrada a Apolo nos tempos antigos; e finalmente Éfeso, localizado em İzmir, uma das mais importantes cidades da antiguidade clássica. Esta será a estreia de Sara Correia nestes locais património da Humanidade. De referir que a eterna Amália Rodrigues cantou em Aspendos na sua primeira visita à Turquia, em 8 de Outubro de 1986.

Esta digressão iniciar-se-á no dia 14 de junho, com a apresentação na sala principal do recém-inaugurado CSO Concert Hall, em Ankara, ao qual se seguem os espetáculos nos três teatros Greco-Romanos, considerados pela UNESCO como Património da Humanidade: Aspendos, Patara e Éfeso. A tour é realizada em parceria com a Embaixada de Portugal em Ancara e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e assinala o final da Presidência Portuguesa da União Europeia. A cantora Ana Lains e o guitarrista Luis Guerreiro serão igualmente convidados especiais deste périplo pela Turquia e, tal como Sara Correia, juntar-se-ão aquela que é considerada a mais importante orquestra sinfónica turca, conduzida pelo Maestro Cemi'i Can Deliorman. Este será o projeto musical português de maior dimensão alguma vez ocorrido neste país, com mais de 80 milhões de habitantes.

Sara Correia lançou em setembro de 2020 o aclamado "Do Coração", álbum do qual foram retirados os singles"Chegou Tão Tarde" (Joana Espadinha), "Dizer Não" (Luísa Sobral), "Porquê do Fado" (Carolina Deslandes). O segundo registo da fadista, que sucede ao bem sucedido disco homónimo de 2018, inclui ainda o single mais recente "Antes Que Digas Adeus", no qual a letra de Diogo Clemente assenta que nem uma luva no tradicional Fado Maria Rita.

DATAS DA DIGRESSÃO

14 June Ankara / CSO Concert Hall

16 June Antalya / Aspendos Theatre

18 June Kaş / Patara Theatre

21 June İzmir / Ephesus Theatre


Universal Music | Foto:D.R.