top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Sam Smith lança quarto álbum de estúdio, ''Gloria''


Após a atuação fenomenal do "SNL (Saturday Night Live)", Sam Smith lança o seu quarto álbum de estúdio, "Gloria". A propósito do lançamento, Sam Smith revelou o vídeo do single "I'm Not Here To Make Friends" (produzido por Calvin Harris).

Realizado por Tanu Muino (Lil Nas X, Harry Styles, Normani), o vídeo de "I'm Not Here To Make Friends" mostra-nos Sam vestido de rosa (com um fato de Tomo Koizumi), chegando em grande estilo - a sair de um helicóptero dourado, sendo saudadx por uma celebração de inspiração bacanal. Hedonista, emocionante e atraente, vemos Sam em topo de forma enquanto toma conta de uma casa de campo em festa por todos os cantos, abraçando totalmente o momento. No vídeo vemos Sam numa bola de demolição, à medida que balança num grande lustre enquanto a canção cresce e as pessoas da festa mostram a sua admiração por si. Uma alegoria para a individualidade implacável, o vídeo denota liberdade, alegria e autoexpressão, uma introdução perspicaz ao tema abrangente do álbum que está por vir.

"Gloria" não é apenas uma revelação criativa, mas uma espécie de revolução pessoal. "Gloria" é o som de algemas esmagadoras a caírem no chão, de fronteiras quebradas de forma alegre, de um talento ainda a descobrir o que significa ser verdadeiramente livre - estar em contato com o seu eu mais íntimo. Um desafio criativo para Sam Smith, neste álbum decidiram criar o oposto de um álbum de partir o coração; quis sim construir a armadura que desejavam ter tido quando cresciam, o disco que gostariam de ter tido durante o seu crescimento. "Gloria" apoia-se em algumas figuras femininas célebres do mundo musical de Sam (Jessie Reyez, Kim Petras, Koffee), além de explorar temas como o sexo, a paixão, a auto-expressão e a imperfeição.

O título do álbum não é uma referência a uma pessoa, passada ou presente, mas àquela força de vida enigmática que arrepia, à qual Sam Smith batizaram de "Gloria". Ao falar do álbum, xs artistas explicam: "'Gloria' é também uma celebração de todos os géneros e de todas as divas, vocalistas e compositoras pop que amo. Agarrei em todas essas memórias e coloquei-as num álbum. Queria ser desafiante. Será este o meu álbum de diva? Acho que sim! Acho que finalmente deixei a minha Gloria sair." Os colaboradores de longa data Jimmy Napes, Stargate e ILYA (colega de Max Martin) ajudaram a alimentar "Gloria", que de forma ousada percorre sonoridades que vão do electro pop aos devaneios melódicos mais gloriosos, passando pelo dancehall e freak-pop, pelas baladas requintadas e por um verdadeiro hino cantado por um coro.

O disco conta com o recente single "Gimme", com influências dancehall e a participação da cantora colombiana-canadiana Jessie Reyes e a artista jamaicana de reggae Koffee, mas também inclui a colaboração com Ed Sheeran em "Who We Love", a canção eufórica para a pista de dança, "Lose You", uma bela canção de embalar intitulada "Gloria" e o êxito mundial "Unholy" com Kim Petras.

"Unholy" conquistou quase de 2 mil milhões de streams em todo o mundo. O single foi o primeiro tema de Sam a atingir o #1 do top Hot 100 da Billboard, tendo feito história com Kim Petras como xs primeiros artistas não-binárixs e transgénerxs a chegar ao primeiro lugar deste top. O single foi nomeado para um GRAMMY e permaneceu em primeiro lugar nas tabelas globais do Spotify e da Apple Music durante mais de 4 semanas após o lançamento. "Unholy" é single de Platina, em Portugal.

Sam Smith venceram Grammys, BRIT Awards, um Globo de Ouro e um Óscar e está entre xs artistxs mais célebres da história recente, tendo nos seus repertórios uma coleção invejável de sucessos. "Gloria" é o quarto álbum de estúdio de Sam e sucede-se ao muito bem-sucedido e aclamado disco de 2020, "Love Goes". Sam somam mais de 38 milhões de álbuns vendidos, 283 milhões de singles vendidos e 51 mil milhões de streams. O multiplatinado álbum de estreia, "In the Lonely Hour", tornou-se o álbum de estreia com maior número de vendas da década. Sam têm colaborações com artistas como Calvin Harris, no êxito internacional "Promises", Normani, no muito amado sucesso r&b "Dancing with a Stranger", ou com a superestrela africana Burna Boy em "My Oasis". Sam Smith contam ainda com dois recordes do Guinness - pelo maior número de semanas consecutivas no top 10 de vendas do Reino Unido graças a "In the Lonely Hour" e por terem dado voz à primeira canção da saga de James Bond a atingir o #1 do top de vendas do Reino Unido (com "Writing's on the Wall", canção premiada nos Óscares e Globos de Ouro).

Xs artistas vão iniciar uma digressão mundial para apresentar "Gloria", que irá passar por Portugal, tendo concerto marcado para o dia 8 de julho no festival NOS Alive.


Universal Music


bottom of page