• Alvor FM

Sérgio Godinho recebeu Medalha de Mérito Cultural no 25 de Abril


Sérgio Godinho foi, sem dúvida, um dos cantautores que deu voz ao 25 de Abril. E para celebrar este legado, o músico foi condecorado neste 25 de Abril pelo primeiro-ministro António Costa com a Medalha de Mérito Cultural. "Alguém que tem cantado as nossas vidas desde o 25 de Abril até agora", afirmou o primeiro ministro.

"Nunca recusei medalhas, condecorações, prémios. Sempre os achei um reconhecimento do 'outro lado', dos trabalhos que aos anos tenho vindo a desenvolver (no caso das canções, 50 anos - eu próprio me espanto com isso). Em 1995 ou 96, tinha recebido a 'Ordem da Liberdade', juntamente com alguns companheiros de estrada, também combatentes pela liberdade, cá ou no exílio. As duas frentes de um mesmo combate.

E agora, esta 'Medalha de Mérito Cultural', ainda por cima ligada ao 25 de Abril (que melhor correspondência?), é de facto uma recognição de todo um labor de anos. Só posso dizer 'obrigado', encontramo-nos todos ao virar da esquina", escreveu Sérgio Godinho na sua conta oficial de Instagram.

De forma a assinalar também o 25 de Abril, foi transmitido nas redes sociais do Governo e na RTP1 um concerto pré-gravado de Sérgio Godinho no Palácio de Belém, acompanhado pelo pianista Filipe Raposo.