Buscar
  • Alvor FM

RY X apresenta single ''Spiral'' | novo álbum é lançado em junho


O cantor, compositor e produtor australiano RY X, prepara-se para lançar o álbum 'Blood Moon', depois dos discos 'Dawn' (2016) e 'Unfurl' (2019).

Somando ao longo da sua carreira mais de 900 milhões de streams, RY X dá hoje a conhecer o single 'Spiral' que, juntamente com as recentes 'Your Love' e 'Let You Go', faz parte do álbum 'Blood Moon', que será lançado digitalmente no dia 17 de junho e, em vários formatos físicos, no dia 26 de agosto.

'Spiral' mostra o talento de RY X na criação de paisagens sonoras que se desdobram de uma maneira surpreendente. Inicialmente, a batida é minimalista, e depois o som cresce lentamente, acrescentando teclas austeras e o seu sussurro abafado. Liberta a tensão com sons de bateria e sintetizadores sombrios, que acompanham a voz discreta.

RY X escreveu 'Spiral' com Niklas Paschburg, que também contribuiu com cordas e teclas para a faixa. Paschburg lançou anteriormente dois álbuns pela editora 7K!. A faixa foi misturada por Nathan Boddy (James Blake, London Grammar).

O videoclipe de 'Spiral' contrasta o movimento humano maleável de dois bailarinos com a permanência estática da arquitetura que os envolve. Enfatizando o controlo e a precisão, a coreografia é uma expressão do sentimento que 'Spiral' evoca. O cenário é a Cuadra San Cristóbal, localizada nos arredores da Cidade do México, construída em 1968 pelo arquiteto Luis Barragán. Os elementos gráficos - estruturas geométricas, tons-terra e o ambiente calmante da água - evocam sentimentos de serenidade, solidão e um casamento de simplicidade e sofisticação que complementa muito naturalmente a música de RY X. O vídeo foi realizado por Rob Woodcox e produzido por Constanza Pérez e Ana Cardona.