• Alvor FM

Rocío Márquez, a diva do flamenco, em concerto no Funchal e em Lagos


Rocío Márquez , cantaora espanhola aclamada pela imprensa especializada como "a voz da nova geração de cante flamenco", regressa a Portugal para dois concertos de apresentação do seu último álbum Visto en El Jueves. Márquez atuará no dia 29 de Julho no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, e no dia 7 de Agosto no Centro Cultural de Lagos.


Dona de uma voz e de um virtuosismo raros, Rocío Márquez, tornou-se numa das cantaoras da sua geração com maior projeção, vivendo na confluência do flamenco com outras linguagens. Visto En El Jueves, editado em 2019,é um exercício de memória, no qual Márquez revisita e reinventa cantes antigos, diferentes palos e música popular espanhola que foi recolhendo ao longo dos tempos nos fervilhantes mercados de rua de Sevilha. Em 2020, o álbum arrecadou o prestigiado prémio Les Victoires du Jazz na categoria Melhor Álbum de Músicas do Mundo. Esta foi a primeira vez que um álbum de flamenco e uma artista espanhola foram distinguidos com este prémio.


Depois de deslumbrar as plateias de Lisboa (CCB) e Porto (Casa da Música) em Janeiro de 2020, a diva do flamenco regressa a Portugal acompanhada pelo virtuoso guitarrista 'Canito' (Juan Antonio Suárez) e pelo percussionista Agustín Diassera, para se apresentar no Centro Cultural de Lagose no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, onde encerrará a temporada artística de 2020/2021.