Buscar
  • Alvor FM

Rita Dias de volta com ''Vem à Terra Ver''


Rita Dias é a cantora que não é só cantora. Compõe, canta, escreve, faz teatro, faz rádio. Em suma, faz arte, que com o seu poder transformador atravessa os corações como só o amor consegue. Rita Dias faz da música e da palavra o seu ato político.

A canção Vem à terra ver é o segundo single do disco Morremos tanto para crescer, que será lançado no dia 1 de abril deste ano. Rita Dias escreveu-a em modo de prece e de grito, numa conversa sua com Deus, em que lhe pede que "desça" para ver como vivemos.

Aparece no disco como um momento de reflexão, tal como apareceu na minha vida perante a incapacidade de suportarmos (e de resolvermos) todas as dores do mundo. Se deus existe e se está no meio de nós, por que motivo tanta revolta, tanto orgulho, tanta luta, tanta ostracismo, tanta violência, tanta perda?, questiona Rita Dias.

A cantora quis que Vem à terra ver fosse lançada nesta altura, em que o povo ucraniano está a ser brutalmente dizimado e em que parte do povo russo está a ser preso ou oprimido, como forma de protesto, de resistência e de intervenção. "O mundo é bonito, cruel e aflito de amor", diz a canção. Acima de tudo, aflito de amor. Mas a arte salva. E esta canção também.


©Valentim de Carvalho