Buscar
  • Alvor FM

Presidente da República na 100ª edição da Queima das Fitas do Porto


Depois de dois anos de ausência, e mais de um século de história, a Queima das Fitas do Porto regressa ao Queimódromo para celebrar a 100ª edição, que se realiza entre os dias 1 e 7 de maio.

Ontem, Dia Nacional do Estudante, Ana Gabriela Cabilhas, Presidente da Federação Académica do Porto, discursou perante o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito da assinatura do protocolo para a cedência de instalações da primeira residência académica gerida por estudantes com a Câmara Municipal do Porto, representada na cerimónia pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira.

Ficou patente, no discurso de Ana Gabriela Cabilhas, o desejo ambicioso de levar à comunidade estudantil uma extraordinária Queima das Fitas do Porto mas, sobretudo, de o fazer com segurança, depois de dois anos de distanciamento. Ficou a promessa de uma das mais "responsáveis, sustentáveis e memoráveis edições de sempre, do maior evento do Porto e um dos maiores do país" daquele que será a primeiro grande evento académico a nível nacional depois dos tempos difíceis que se viveram devido à covid-19.

Este ano a Queima das Fitas do Porto dará continuidade à tradição académica respeitando o legado que vem sendo construído há mais de cem anos. Mantém um programa fortemente marcado pelas atividades diurnas, como a Monumental Serenata, o Cortejo Académico, o Sarau Cultural, o Baile de Gala ou a Missa da Bênção das Pastas, entre outras.

Tudo começou em 1920, com a Festa da Pasta, celebração iniciada pelos estudantes de Medicina da Universidade do Porto. Atualmente, a Queima das Fitas é uma organização da Federação Académica do Porto (FAP) que emociona, anima e movimenta cerca de 350 000 estudantes e ainda um elevado número de parceiros da Área Metropolitana do Porto, tendo já construído um sólido sentido de comunidade.

A primeira fase da venda de passes semanais promocionais - exclusivos para estudantes do ensino superior - esgotou em menos de uma semana. A segunda fase, a decorrer e com passes disponíveis em queimadasfitasdoporto.pt e em bol.pt; está perto de esgotar, também em poucos dias.

O cartaz das noites da Queima será anunciado em breve e os bilhetes diários, disponíveis para todos aqueles com mais de 16 anos que queiram participar na festa, serão postos à venda na mesma altura.

Livecom