“ Luxemburgo ” é caracterizado por um beat switch que divide o tema em dois ambientes diferentes nos quais Plutônio demonstra suas especificidades e pontos de escrita. Os dois ambientes musicais são espelhados também visualmente no videoclipe, realizado por Francisco Ramalho.
Com produção de Progvid e Mix & Master de André Tavares, “ Luxemburgo ” é o primeiro avanço do quarto álbum a solo de Plutônio com data de lançamento marcada ainda para este ano e que culminará com o espetáculo em nome próprio no MEO Arena a 28 de Fevereiro.
No videoclipe, Plutônio se apresenta como um agente infiltrado da elite, um 007 negro que na verdade é uma metáfora para o espaço que o artista ocupa na indústria musical.
No segundo ambiente, conseguimos perceber que Plutônio é a sua única e própria competição. Apresenta-se de fumar, semblante sério, compenetrado e até praticante de artes marciais.
No pós-vídeo, temos a participação de Carlos Coutinho Vilhena no papel de treinador de etiqueta para novos-ricos, ensinando Plutônio a se comportar no meio da “nobreza”.