top of page
Buscar
  • Alvor FM

Peter Gabriel revela nova canção ''Panopticom''


Peter Gabriel revelou a primeira nova canção do seu próximo álbum, "i/o". A canção é acompanhada por uma imagem do artista David Spriggs.

Escrita e produzida por Peter Gabriel, "Panopticom" foi gravada nos Real World Studios, em Wiltshire, e no The Beehive, em Londres.

"A primeira canção é baseada numa ideia na qual tenho vindo a trabalhar para iniciar a criação de um globo de dados acessível infinitamente expansível: o Panopticom", diz Gabriel. "Estamos a começar a conectar um grupo de pessoas com ideias semelhantes que podem dar vida a isto, para permitir que o mundo se veja melhor e entenda mais o que realmente está a acontecer."

Musicalmente, "Panopticom" é impulsionado por colaboradores de longa data como Tony Levin, David Rhodes e Manu Katché, sustentado pela eletrónica assombrosa de Brian Eno. Conta ainda com a colaboração vocal de Ríoghnach Connolly dos The Breath. A letra é, em parte, inspirada no trabalho extraordinário de três grupos, Forensic Architecture, Bellingcat e a organização pioneira de direitos humanos WITNESS, cofundada por Gabriel.

O lançamento de "Panopticom" na lua cheia não é coincidência e, no verdadeiro estilo de Gabriel, a abordagem para o álbum "i/o" será um pouco diferente da norma. As fases lunares vão guiar o plano de lançamento em 2023, com uma nova canção a ser revelada a cada lua cheia.

"Parte do que estou a escrever desta vez é a ideia de que parecemos incrivelmente capazes de destruir o planeta que nos deu origem e que, a menos que encontremos maneiras de nos reconectarmos à natureza e ao mundo natural, perderemos muito. Uma maneira simples de pensar onde nos encaixamos em tudo isso é olhar para o céu... e a lua sempre me atraiu."

Cada novo lançamento virá com uma obra de arte específica, "temos observado o trabalho de muitas centenas de artistas", diz Gabriel, e "Panopticom" apresenta a obra "Red Gravity" de David Spriggs.

Universal Music


bottom of page