Buscar
  • Alvor FM

Pedro Mafama estreia vídeo para ''Borboletas da Noite''


A música "Borboletas da Noite" tem agora um vídeo em que o próprio Pedro Mafama assume a ideia original para o registo, em parceria com o realizador Bernardo Lopes. A música e o vídeo contam com a participação de Tristany.

"Neste vídeo, realizado por Bernardo Lopes, embarco com o Tristany numa jornada passada num tempo incerto, em que a tradição simbolizada pelas rendas brancas e as mulheres cobertas de negro se misturam com roupas camufladas e paisagens desabitadas de um futuro apocalíptico, enquanto vamos os dois Por Este Rio Abaixo para procurar e matar o Dom Sebastião, que paira por todo o vídeo como um fantasma, envolto no seu mítico nevoeiro.

"Este vídeo é um acto performativo que pretende dar a golpada final numa coisa que todos sabemos mas não queríamos aceitar: Dom Sebastião está morto, e tudo aquilo que ele simboliza. Isto não quer dizer que Portugal esteja morto, antes pelo contrário. No último ano, tem-se instalado em mim uma ideia que acho muito estimulante e bonita: a ideia de que estamos agora a criar um país novo, um país que, já não sendo definindo pelo seu papel de metrópole colonial, tem agora obrigatoriamente que se redesenhar, redescobrir e reencontrar-se. Ou seja, pela primeira vez em muito tempo, temos a oportunidade e a obrigação de nos reinventarmos. Precisamos de um novo olhar para o passado multicultural do nosso país, e precisamos de acreditar que temos algo a acrescentar a este mundo globalizado em que vivemos. Mas para isso precisamos de nos despedir de um passado que pesa em nós, nos imobiliza e nos enche de melancolia.

Assim, matamos a nostalgia que nos mantém presos ao passado e nos impede de olhar em frente. Fazemo-lo como um acto de amor, pelo nosso direito de sonhar e de acreditar que o melhor ainda está para vir.

Dom Sebastião está morto.

Podemos agora regressar ao futuro."

Pedro Mafama

"Borboletas da Noite" constitui um dos temas obrigatórios do repertório de Pedro Mafama. Integrada no ultimo trabalho do artista português, intitulado "Por Este Rio Abaixo" (Sony), a música é um dos pontos altos dos espectáculos de Pedro Mafama, como foram os casos de apresentações em locais e eventos como ID NO LIMITS, Ilhavo, Chaves, Santarém, Aveiro, Braga, Porto, Lisboa e mesmo em Espanha (Santiago de Compostela e Madrid). E para o território vizinho estão precisamente previstas duas visitas: Barcelona (setembro) e regresso a Madrid (outubro).


Arruada | Arraial