top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Paderne acolhe ''As Mil e Uma Noites do Acordeão''


O Acordeão é um instrumento musical com fortes raízes na região do Algarve. Recorde-se que no início do século XX, o acordeão conquistou um espaço próprio no panorama musical português, na música popular e no folclore, com destaque para o muito apreciado corridinho algarvio.


Esta sexta-feira, dia 25 de agosto, a partir das 21h30, a aldeia mais típica e rural do concelho de Albufeira apresenta o espetáculo “As Mil e Uma Noites do Acordeão”, a ter lugar no Largo da Igreja, no centro da povoação. O evento, organizado em parceria pela Junta de Freguesia de Paderne e pelo Município de Albufeira tem como artistas convidados, o italiano Pietro Adragna, Campeão do Mundo de Acordeão, e três exímios acordeonistas portugueses, que contam com participações em várias Galas Internacionais: Barradinhas, Francisco Saboia e André Guerreiro.


O presidente da Câmara Municipal sublinha “que Albufeira tem fortes tradições ligadas a este instrumento musical, sendo o único município do País a ter um espaço de cariz museológico dedicado ao acordeão, mais precisamente em Paderne, equipamento cultural que disponibiliza ao público um espólio que abrange mais de 1500 peças, das quais se destacam fotografias e vários objetos de acordeonistas, nomeadamente a concertina e diversos chapéus de Quim Barreiros, os vestidos de Eugénia Lima e um fato de Tino Costa”.


Refira-se, ainda, que Albufeira é o local de nascimento de João Frade, o único acordeonista algarvio que já se sagrou campeão mundial de diversas categorias e escalões.


José Carlos Rolo destaca que o acordeão é um instrumento musical ligado à nossa identidade. “Quem não se lembra que antigamente não se realizava bailarico, festa ou evento tradicional, como as marchas populares e as charolas, sem a presença do acordeão? Felizmente a tradição continua e é para preservar”, afirma o autarca.

C.M. Albufeira


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page