OZUNA E BEÉLE LANÇOU HOJE O ÁLBUM EM CONJUNTO “STENDHAL”! NOVO SINGLE É “PIKITO”
- Alvor FM
- há 2 minutos
- 2 min de leitura
A multipremiada estrela porto-riquenha Ozuna e a sensação do momento no movimento urbano colombiano, Beéle, celebram hoje o lançamento oficial de STENDHAL, o seu primeiro álbum colaborativo: um projeto de 14 músicas que consolida a sua ligação artística e marca uma nova fase criativa para ambos.
O álbum, disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais, apresenta uma proposta sonora vibrante, construída sobre Afrobeats, ritmos afro-caribenhos, influências da world music, tanto a essência como as variações modernas dentro do género urbano latino, apresentando uma proposta inovadora que conecta tanto a nível global como emocionalmente. Acompanhado por uma produção de alto nível e uma narrativa carregada de emoção, o conceito do álbum é inspirado na chamada Síndrome de Stendhal, onde a arte impacta profundamente os sentidos e a perceção.
Durante o processo criativo, Ozuna e Beéle incorporaram toques inspirados em grandes êxitos da música popular latina, integrando-os de forma fresca e orgânica no universo sonoro do álbum. Entre estas influências estão: "Ale", que inclui elementos inspirados no emblemático merengue "Carnaval (Baile en la Calle)" de Fernando Villalona; "Enemigos", com Ovy na bateria, que reinterpreta elementos do icónico êxito bachata dos Aventura "Los Infieles"; a animada e cativante "Te Culié", que integra um toque inspirado no fenómeno global "Aserejé" das Las Ketchup, conferindo uma nuance lúdica e culturalmente reconhecível; e "Antes de Irme", que apresenta um toque melódico inspirado no clássico pop infantil "Ilarié" de Xuxa. Esta inspiração funciona como tributos subtis que amplificam a riqueza cultural do álbum sem prejudicar a sua modernidade ou originalidade.
Gravado principalmente entre fevereiro e abril de 2025, STENDHAL reúne um elenco criativo excecional que inclui produtores como Flambo, Ovy On The Drums, Legazzy, Yazid, Dynell, Golden, Daramola, Hake e Ríos.
Na composição, para além de Ozuna e Beéle, destacam-se nomes como Diego León Vélez, Edwin José Collazos de la Hoz, Andrés Jael Correa Ríos, Zaider, Daniel Guerrero Ramos, Yazid Rivera López, Joan M. Ubinas, entre outros.
O projeto teve como engenheiro Roberto "Mr. Earcandy" Vazquez, Mosty, Ricardo Sangiao e o premiado engenheiro internacional Jordan "DJ Swivel" Young.
A colaboração entre Ozuna e Beéle surgiu de um processo profundamente criativo, baseado na experimentação, liberdade artística e uma interação natural entre ambos. O resultado é um som autêntico, emocional e global, onde os seus estilos convergem organicamente sem perder a sua própria identidade.
"Este projeto nasceu de uma ligação real no estúdio. Com Beéle foi fácil construir algo diferente, brincando com sons, raízes e emoções. O STENDHAL é uma viagem que fizemos juntos para dar às pessoas a música que elas sentem", disse Ozuna.








