Buscar
  • Alvor FM

Nirvana | Edições do 30.º Aniversário de ''Nevermind'' já estão disponíveis


O lançamento de "Nevermind", dos Nirvana, a 24 de setembro de 1991, desencadeou uma mudança sísmica na cultura jovem global. Tendo alcançado o #1 dos tops mundiais nos meses que se seguiram, o seu impacto elevaria Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl de uma promissora banda culto a uma das bandas mais influentes e bem-sucedidas de todos os tempos. "Nevermind" devolveu a integridade e a paixão do rock'n'roll aos tops de vendas, e continua a ser uma inspiração singular para fãs e músicos nas últimas três décadas -como sem dúvida o será nas próximas gerações.


Agora, a Geffen/UMe celebra o 30.º aniversário de "Nevermind" com reedições em vários formatos. Um total de 94 faixas de áudio e vídeo - 70 inéditas - serão disponibilizadas em formatos que vão desde as edições Super Deluxe até às edições Standard digital / CD, passando pelo vinil comum 7" bónus. "Nevermind" foi recentemente remasterizado a partir das gravações analógicas originais, estando agora disponível em alta resolução192kHz 24 bit.

Entre o material inédito exclusivo disponível nas várias edições do 30.º aniversário de "Nevermind" estão quatro concertos completos que documentam a ascensão histórica dos Nirvana em palco - "Live in Amsterdam, Netherlands" (gravado e filmado a 25 de novembro de 1991 no famoso clube Paradiso); "Live in Del Mar, California" (gravado a 28 de dezembro de 1991 no Pat O'Brien Pavilion em Del Mar); "Live in Melbourne, Australia for triple j" (gravado a 1 de fevereiro de 1992 no The Palace em St. Kilda); e "Live in Tokyo, Japan" (gravado na Nakano Sunplaza a19 de fevereiro de 1992).

Os quatro concertos recentemente remasterizados estão incluídos nas edições Super Deluxe de "Nevermind", que estarão disponíveis tanto em vinil (8LPs - vinil preto de 180 gramas - mais um 7" com os temas "Endless, Nameless", "Even In His Youth" e "Aneurysm") e em CD + Blu-ray (5 CDs mais Blu-ray - "Live in Amsterdam, Netherlands", vídeo completo do concerto com áudio e vídeo recém-remasterizado em HD). A edição de 8 LPs estará disponível na primavera de 2022.


Universal Music