top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Mike11 edita novo single ''Refúgio''


"Elevem" é o mais recente álbum de Mike11, que acaba de partilhar também a canção "Refúgio", com participações de Agnes Nunes e Jaca.

É uma viagem, este novo trabalho de Mike11. Até ao fundo de si mesmo, até aos píncaros da sua alma, até às mais escuras sombras do seu ser e aos seus mais luminosos sonhos. Que nos abra a porta desta maneira para podermos ser passageiros consigo nessa jornada é um privilégio que não deve ser descurado.

Desde que se revelou ao mundo com "My Tata", o banger que o cruzou com Jeremih em 2018, a vida de Mike11 já deu muitas voltas. Umas quantas ao sol, naturalmente, muitas mais na sua agitada e sempre criativa mente. Agora é para cima que Mike11 pretende seguir, com um sólido conjunto de 9 fresquíssimas jóias feitas canções.

É importante referir que Mike11 assegura sozinho a produção de 6 dessas faixas, repartindo ainda créditos numa sétima com Jorsonn e G-Vars. A produção nas duas restantes recai sobre André Areias – que assina "Flash" – e um tal de Scott Storch, o super-produtor americano com quem Mike trabalhou de muito perto em Los Angeles: o tema que Storch carimba, "I Own This" conta ainda com um feat. ´de um senhor chamado Ty Dolla $ign. Três talentos enormes num tema só.

Na parte de leão do trabalho de produção que Mike assume fica bem patente que não é só na ponta dos dedos e no coração que carrega na garganta que este artista é capaz de brilhar. Os seus skills como arquitecto de beats são por demais evidentes e cada uma das "casas" sonoras que constrói exibe luxo em todos os ângulos, soando todos os temas tão originais quanto modernos. E claro que esse brilho especial que tem na ponta dos dedos se sente bem nos temas, adornados com melodias de natural fundo emocional tocadas ao piano, à viola ou à guitarra portuguesa, o instrumento com que viajou até à América e que o meteu bem lá no alto, nos billboards de Times Square, abrindo essa notória janela da América para uma nova imagem de Portugal.

Neste álbum, Mike soa solto, roga que não se fale de love quando o seu peito não se comove, dirige palavras a quem ofusca holofotes, confessa que passa dias a fugir dos seus medos e na tocante "Mãe" dirige uma carta de amor a quem sempre lhe iluminou os passos. Essa é parte importante de "Elevem": o amor em todas as suas formas, a verdade de quem só sabe cantar aquilo que viveu e a transparência de um sentir que começou por impressionar quem o escutava ainda criança nas casas de fados, mas que soube crescer no mundo.

Há convidados de peso neste disco: para lá de Scott Storch e Ty Dolla Sign há ainda que assinalar as presenças de Agnes Nunes e Jaca na belíssima "Refúgio". Jaca marca ainda forte presença em "Eleva-me", tema de balanço quente que cruza muitas paisagens musicais para afirmar um lugar novo que certamente projecta Mike no futuro.

Entre o R&B e o hip-hop, entre o fado e ecos da África que só se encontra nesta Lisboa que este artista tanto ama, Mike11 apresenta uma visão claramente portuguesa de uma arte que pode e deve ser universal. Diz que é um disco de amor, um presente que se entrega a si mesmo e ao mundo, uma declaração de paz consigo mesmo e com a vida agitada que sempre conheceu. Não é tarefa fácil, mas Mike11 é o artista certo para a executar.


©O Colectivo



Comments


bottom of page