• Alvor FM

Maria João Pires & Júlio Resende apresentam ao vivo ''Diálogos''


Começa no dia 4 de Julho uma série de concertos entre Maria João Pires e Júlio Resende. Este novo projeto que reúne os dois músicos chama-se "Maria João Pires & Julio Resende - Diálogos".


Os primeiros concertos dedicados exclusivamente a este projeto serão dia 9 de Julho, na Póvoa do Varzim, e 13 Agosto, em Faro. Mas haverá entretanto, no Festival Oeiras Valley, a 4 de Julho, um primeiro concerto excecionalmente em regime de primeira parte de um, e segunda parte de outro músico, com surpresas pelo caminho.

Não tenho palavras para vos descrever a felicidade que este convite da Maria João me proporcionou. Começámos em Belgais e finalmente, pós-pandemia, podemos prosseguir a nossa desejada Tour. Eu e a João temos um projeto novo que se chama "Maria João Pires & Julio Resende - Diálogos".

Júlio Resende

Neste projeto, Maria João Pires toca maravilhosas interpretações das notas que já foram escritas pelos grande compositores, tais como Schumann, Chopin, Scarlatti, Bartok, Schubert e Bach, que ela transcende em cada performance; enquanto que Júlio Resende para tocar e procurar transcender-se precisa que nenhuma nota esteja já escrita, para que haja a liberdade de escrever no momento, em pleno voo, para assim, a partir desses autores e do cancioneiro fadista, poder improvisar, arriscar, criar algo que só será escutado uma única vez pelo público presente e que nunca mais se repetirá.

Datas dos espetáculos:

4 de Julho - Oeiras - Oeiras Valley Jardins do Marquês 9 de Julho - Póvoa do Varzim - Festival Internacional de Música 13 de Agosto - Faro - Sé de Faro