O artista colombiano Manuel Turizo, nomeado ao Latin GRAMMY e vencedor de platina nos Estados Unidos, acaba de lançar o seu aguardado quarto álbum de estúdio, 201 , intitulado com o número do apartamento da sua casa de infância em Montería, Colômbia. Lançado sob La Industria INC., via Sony Records, o mais recente projeto de Manuel Turizo mostra a sua evolução artística, inovações musicais e capacidade de quebrar barreiras e preconceitos de género.
“Com 201 , quis explorar novos filhos, mantendo-me ancorado na música que me moldou”, diz Manuel Turizo. "É um álbum que representa onde estou na minha vida agora, tanto pessoal quanto artisticamente."
O álbum de 12 faixas leva uma viagem por diversas paisagens sonoras, misturando ritmos urbanos, influências latinas tropicais e texturas musicais frescas. O álbum destaca a capacidade única de Manuel de criar sucessos que ressoam em todos os gêneros, mantendo-se autêntico às suas raízes colombianas.
201 inclui destaques de algumas das vozes mais emocionantes da cena musical latina atual: Kapo adiciona o seu estilo distinto ao contagiante "Qué Pecao", o Élder Dayán Diaz empresta sua profundidade Vallenato à faixa sincera "La Ex de Mi Amigo", o lendário Yandel junta-se a Turizo em "Mamasota", o favorito dos fãs "De Lunes a Lunes" com o Grupo Frontera, a música pronta para pista de dança "Bahamas", com o espanhol Saiko, e "Yo No Me Vuelo a Enamorar", com o toque do músico eletrônico brasileiro Alok.
O álbum foi um processo colaborativo que envolveu o irmão de Turizo, Julián Turizo e pesos-pesados da produção, incluindo Edgar Barrera, Slow Mike e Botlok. 201 é um testemunho do compromisso de Turizo em expandir os limites da música latina, mantendo-se fiel à sua visão artística.
O lançamento de 201 vem no seguimento de um ano excelente para Turizo. O seu sucesso de 2022, "La Bachata", tornou-se a música solo latina mais ouvida de todos os tempos, quase 2 mil milhões só no Spotify, e conquistou a certificação de platina da RIAA US ao lado da certificação de platina latina 26X. As suas colaborações com Marshmello em "El Merengue" e Shakira em "Copa Vacia" dominaram as tabelas de vendas e ondas de rádio globalmente. As suas performances ao vivo no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e eventos de alto perfil como o Macy's Thanksgiving Parade e o Billboard Latin Music Awards solidificaram o seu estatuto como uma superestrela global. A influência de Turizo vai além da música, com a presença da sua moda, incluindo parcerias com Dior, Balmain e Fendi, mostrando as suas especificidades como artista e ícone cultural.