top of page
Buscar

Mac DeMarco anuncia, ''Five Easy Hot Dogs'', o seu próximo projeto


Mac DeMarco anunciou "Five Easy Hot Dogs", aquele que será o seu próximo projeto. Mac revelou ainda que este projeto foi criado em condições muito específicas e especiais, durante uma fase em que o artista quis assumir um espírito mais aventureiro e "fazer-se à estrada" para visitar pessoas e conhecer novos lugares. Este projeto é o fruto desse espírito, onde cada título revela o local de criação das canções.

"Dei um concerto na Bay Area em meados de janeiro, uma compensação para outro concerto que ficou meio chuvoso uns meses antes. O plano depois dessa atuação era começar a dirigir-me para o Norte e não voltar para casa, em Los Angeles, até que terminasse o disco. Não tinha nada muito específico em mente sobre onde iria, mas tinha algumas pessoas que queria ver e alguns lugares também.

Achei que devia começar a dirigir, ficar em motéis ou hotéis ou casas de pessoas ou onde quer que desse, gravar nesses lugares, e se algo não funcionasse, continuava a conduzir. É como estar em digressão, exceto que não há concertos e eu só estaria a queimar dinheiro.

Gastaria algum tempo a montar um sistema de gravação portátil que coloquei no meu Toyota antes do concerto de São Francisco, oito canais no máximo. Tinha comigo as minhas guitarras, um baixo, um pequeno kit esquisito de bateria com um bombo que serrámos ao meio no Golden Gate Park, todos os suportes e cabos que iria precisar, alguns microfones, um velho modelo D e um TX7. Acabei por pegar num monte de coisas, tentando mantê-lo o mais amigável possível para viagens.

Talvez sejam os últimos dois anos, ou talvez seja a minha idade agora, mas a ideia de abrir mão de qualquer tipo de normalidade ou conforto e tornar a minha vida inteira, por um período de tempo, completamente insana, é muito inspirador para mim. Fiquei na estrada a fazer isto durante quase quatro meses.

Todas as canções deste disco foram gravadas e misturadas nos diversos espaços em que fiquei, na cidade correspondente ao título de cada tema. Cada canção está também em ordem cronológica. Tentei gravar algo todos os dias enquanto estava fora. Mantive diários áudio e escritos, e tirei fotos e vídeos. Muitas dessas coisas permanecerão, por enquanto, apenas para mim, mas estou feliz em poder partilhar alguma da música com este álbum.

Fiquei mais tempo nalguns sítios do que noutros, alguns deles já conhecia, outros nem tanto. Tentei manter-me ocupado durante quase todo o período. Se eu não soubesse o que estava a acontecer numa cidade, começava a andar até que alguém me reconhecesse e partia daí. Conheci muitas pessoas interessantes desta forma e tive várias boas experiências. Dito isto, muitos lugares em que acabei não eram realmente propícios apenas para descobrir coisas ou encontrar pessoas e, nesses casos, passei muito tempo sozinho, às vezes por longos períodos.

Perto do final da minha viagem, algures no início de abril, planeei ir de Nova Iorque até Salt Lake City e planeei ficar em Salt Lake durante mais ou menos um mês, até que a banda fosse contratada para tocar num festival. Também decidi parar de fumar logo no início da viagem. Tive abstinências horríveis durante todo o caminho até Salt Lake, e elas continuaram assim que cheguei. Tive problemas em encontrar um lugar para ficar a longo prazo na cidade, então acabei numa pequena comunidade chamada Panguitch, perto do Parque Nacional de Zion. Aluguei uma cabana; provavelmente poderiam ter dormido lá cerca de 20 pessoas, mas em vez disso era apenas eu a libertar-me da nicotina com um monte de animais embalsamados espalhados por todo o lado. Não havia outro ser humano num raio de 50 milhas, em qualquer direção. Ideia horrível. Aguentei uma noite e voltei para Los Angeles no dia seguinte.

Quando voltei para casa, senti como se tivesse desistido da minha ideia e falhado em terminar o que estava a tentar fazer. Mas isso é uma parvoíce.

A natureza de viajar, gravar e viajar desta forma não combina bem com sentar-me e planear ou pensar sobre o que estava a pensar fazer. Nunca tinha um som em mente, ou um tema ou qualquer coisa, apenas começava a gravar. Felizmente, o acervo de gravações desse período todo dão as mãos, possuem uma identidade musical presente como um todo. Eu estava nele enquanto estava nele, e foi isso que saiu dele, da forma que estava.

Este álbum soa como o que sentia a viajar desta forma. Espero que gostem.

Mac"

Universal Music | Foto:D.R.


bottom of page