top of page
Buscar

M83 lança ''Chapter 1'' de surpresa


Após ter anunciado no mês passado o lançamento do seu 9.º álbum de estúdio, "FANTASY", e de ter revelado o primeiro tema retirado do disco, o transformador "Oceans Niagara", agora M83 (Anthony Gonzalez) partilha "Chapter 1", as primeiras seis canções do novo álbum.

Para Gonzalez, a direção e a estética de "Fantasy" ficaram imediatamente claras. "Queria que este álbum fosse muito impactante ao vivo", diz. "A ideia era regressar com algo mais próximo da energia de 'Before The Dawn Heals Us'. A combinação de guitarras e sintetizadores está sempre na minha música, mas talvez esteja mais presente neste novo disco do que nos anteriores."

Reservado por natureza, Gonzalez também procurou dar continuidade a uma tendência que se tornou mais proeminente nos últimos álbuns. "Queria estar mais presente liricamente e vocalmente, mesmo que isso fosse assustador no começo", afirma. "Pensei que se conseguisse isso, este álbum seria mais pessoal do que os anteriores."

"Fantasy", o nono álbum de estúdio de M83, prova um deleite sensorial imponente e é o álbum mais pessoal do produtor até hoje, um mundo alternativo que Gonzalez criou como uma fuga do mundo desconectado em que vivemos hoje.

Sonoramente expansivo, mas íntimo de uma forma terna, Gonzalez aproveita uma justaposição do incansável e do omnipresente de uma forma que deixa o ouvinte a sentir-se descaradamente vivo.

M83 é a visão musical do multi-instrumentista francês Anthony Gonzalez. Ao longo de duas décadas, afirmou-se firmemente como um artista cujo trabalho transcende o mero escapismo em favor da construção total do mundo. Seja através dos célebres álbuns de estúdio, bandas sonoras de filmes ou composições para produções teatrais, Gonzalez provou que nada supera a sua capacidade de encapsular perfeitamente um período de tempo específico, uma emoção ou o sentido de pertença.

Inicialmente inspirado pelo shoegaze, o corpo de trabalho de Gonzalez abrange e mistura vários géneros e campos sonoros, desde o dream-pop carregado de sintetizadores que se ouve em "Saturdays = Youth" até às paisagens sonoras ambientais de "Before The Dawn Heals Us". O músico conquistou sucesso mundial com o álbum de platina, nomeado para os Grammys, "Rush Up, We're Dreaming", que single o explosivo single "Midnight City", e levou a cabo digressões esgotadas em todo o mundo. A sua carreira também floresceu no mundo do cinema, tendo composto a banda sonora de filmes como "Black Heaven" (2011) do realizador francês Gilles Marchand, "Oblivion", filme de ficção científica de Tom Cruise, os filmes do seu irmão, "Knife & Heart" (protagonizado por Vanessa Paradis, **** The Guardian) e "You And The Night", bem como a banda sonora de "VOLTA" do Cirque Du Soleil.


Universal Music | Foto:D.R.


bottom of page