O ciclo de concertos «Clássica em Cacela» regressa a Cacela Velha, nos dias 4 e 9 de agosto, trazendo espetáculos intimistas em lugares de interesse patrimonial.
Nesta 10ª edição, o ciclo traz a Cacela Velha dois concertos: Trio de Flautas do Algarve na Igreja de Cacela Velha (4 agosto, 21h00) e Recital de Piano com Vasco Dantas (Cemitério Antigo, 9 agosto, 21h00).
O Trio de Flautas do Algarve, constituído pelas flautistas algarvias Ana Figueiras, Filipa Oliveira e Teresa Matias, tem vindo a desenvolver o seu percurso profissional na área da música antiga, tendo como focos principais o desenvolvimento da performance historicamente informada e a dinamização da flauta de bisel na região.
A Igreja quinhentista de Nossa Sr.ª da Assunção, em Cacela Velha, reconstruída após o terramoto de 1755, providenciará a acústica ideal para este concerto, onde se ouvirão obras de compositores conhecidos do período barroco.
O pianista Vasco Dantas, cabeça de cartaz desta edição, estreou-se em 2019 em recital a solo no Carnegie Hall, em Nova Iorque, e em 2017 na Grande Sala do Conservatório Tchaikovksy de Moscovo, com a Chamber Orchestra Kremlin.
A sua discografia inclui 4 álbuns: Promenade (2015), Golden Liszt (2016), Freitas Branco (2019) e Poetic Scenes (2020). Em Cacela Velha irá apresentar obras de Debussy, entre outros compositores, com o mar e a Ria Formosa como pano de fundo.
O ciclo «Clássica em Cacela» é organizado pelo Município de Vila Real de Santo António, em colaboração com a Algartes - Associação para a promoção e desenvolvimento da música erudita no Algarve, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.
Pretendendo ser uma alternativa erudita e de qualidade dentro da oferta cultural de Verão do sotavento algarvio, e apostando ao mesmo tempo nos jovens talentos e em reportórios menos familiares do grande público, o ciclo de música «Clássica em Cacela» teve a sua primeira edição em 2008, com programação e direção artística da flautista algarvia Teresa Matias e organização do Município de Vila Real de Santo António.
Os espetáculos têm decorrido em lugares de interesse patrimonial na vila de Cacela Velha, na Igreja Matriz e no antigo cemitério. O evento tem-se vindo a afirmar, com a adesão do público a crescer de edição para edição.
C.M.V.R.S.A
Comentários