Buscar
  • Alvor FM

Ludovico Einaudi lança primeiro álbum de piano solo em 20 anos


Depois de um ano triunfante com as bandas sonora de Nomadland e The Father, o ilustre compositor e pianista Ludovico Einaudi anuncia Underwater, o seu primeiro álbum de piano solo em 20 anos. Underwater nasceu durante o confinamento, tendo o compositor utilizado a oportunidade rara de compor da forma mais pura e intimista: apenas o músico e o seu piano. O disco inclui 12 temas para piano solo, mostrando belissimamente o seu estilo musical único, que é reconhecido em todo o mundo. Recentemente, Einaudi revelou um pequeno excerto de um vídeo a interpretar o primeiro single, Luminous, que foi lançado sexta, dia 15 de outubro. O artwork do álbum conta com uma fotografia da autoria próprio Einaudi, resumindo perfeitamente o espírito do álbum.


Einaudi fala sobre a criação de Underwater durante a pandemia: "Surgiu naturalmente, como nunca antes aconteceu. Tive uma sensação de liberdade para me abandonar de mim mesmo e deixar a música fluir de forma diferente. Não existia um filtro entre mim e a música que surgia do piano, foi tudo muito puro. O título 'Underwater' é uma metáfora - é uma expressão de uma dimensão muito fluida, sem interferência do exterior."

Underwater sucede-se a um ano extraordinário para Einaudi com o lançamento de bandas sonoras de filmes premiados nos Óscares, BAFTA e Globos de Ouro, Nomadland e The Father (que inclui temas do seu popular disco de 2019 Seven Days Walking), e da compilação Cinema, que inclui composições para filmes e produções televisivas. Em 2021, o músico lançou ainda o podcast Experience: The Ludovico Einaudi Experience, com a participação de célebres cineastas, incluindo o premiado ator e realizador Russell Crowe (Gladiador), a realizadora premiada nos Óscares Chloe Zhao (Nomadland), o realizador e argumentista distinguido pelos BAFTA Shane Meadows (This Is England), o realizador oscarizado Florian Zeller (The Father) ou o multiplamente premiado realizador Eric Toledano (The Intouchables).

Einaudi é um dos compositores contemporâneos mais ubíquos deste século, conquistando repetidamente o topo das tabelas de música clássica a nível global, tendo-se tornado no artista de música clássica mais ouvido de sempre nas plataformas digitais. Einaudi transcende gerações e, além das suas conquistas nas tabelas de vendas e de streaming, o músico soma mais de 1 milhão de subscritores no YouTube, mais de 10 milhões de visualizações e 150 mil vídeos no TikTok.

Para Einaudi, Underwater é um mergulho profundo para um outro lugar, onde ele pode nadar livremente sem pensamentos, sem viagens e sem a correria habitual das digressões. Aqui o tempo pára, à medida que estas canções sem letras se tornam hipnóticas, cada uma tocada por uma beleza inocente e delicada.

Underwater será lançado no dia 21 de janeiro de 2022 pela Decca Records e estará disponível em CD, 2LP e vinil colorido.


Universal - Foto:D.R.