top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Loulé Jazz de 27 a 30 de julho com direção artística de Mário Laginha


O mais antigo Festival de música do Algarve está de regresso com 7 concertos e 3 Masterclass. O Loulé Jazz, um dos festivais mais antigos do género, no nosso país, acontece na última semana de julho, de 27 a 30 e é uma iniciativa da Casa da Cultura de Loulé, com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Loulé e conta com a Mákina de Cena, o Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado e o bar Bafo de Baco como parceiros estratégicos. A direção artística é de Mário Laginha, e o programa das já tradicionais Jam sessions, que acontecem no Bafo de Baco à meia noite, têm curadoria da Mákina de Cena.

Os bilhetes, para a 27ª edição já estão à venda.

É Jazz! A mexer desde 1995, o Festival Loulé Jazz está de volta – entre os dias 27 e 30 de julho – para mais uma viagem. Na edição deste ano o jazz nacional está bem e recomenda-se. Três elementos do quarteto do contrabaixista espanhol Pedro Molina são do lado de cá da fronteira, outros três portugueses compõem o projeto Sul (Luís Figueiredo ao piano, Bernardo Couto na guitarra portuguesa e Bernardo Moreira no contrabaixo). Formam ainda este friso luso o Trio de Jazz de Loulé e o Trio Bruno Santos "Almmond 3". Juntam-se à festa duas mais valias da música brasileira: o genial Guinga, convidado pelo trio da casa, e também o Quarteto Chico Pinheiro. Este último, apesar de beber a linguagem nativa do jazz, não perdeu a identidade brasileira. O trio de Sélène Saint-Aimé, artista multifacetada contrabaixista e cantora, é a cereja no topo do bolo para sábado à noite. O festival fecha com chave de ouro: Aaron Parks. Um dos mais aclamados pianistas da sua geração – que o JazzTimes apelidou de "novo visionário" – apresenta-se a solo para um concerto intimista numa noite quente de Verão. No primeiro dia do certame realizam-se 3 masterclasses com os músicos do projeto Sul: Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano). Com direção artística de Mário Laginha, o festival conta ainda com as habituais jam sessions a seguir aos espetáculos.

Programa

27 de julho

Masterclass com Trio Sul (Bernado Moreira, Bernardo Couto, Luis Figueiredo) 11h às 13h - individual (o grupo de cada instrumento trabalha individualmente) 15h às 17h - coletivo integrando os 3 instrumentos

Concertos 21h30 – Pedro Molina Quarteto 22h45 – Bruno Santos "Almmond 3"

28 de julho 21h30 – Sul (Luís Figueiredo, Bernardo Moreira e Bernardo Couto) 22h45 – Chico Pinheiro Quarteto

29 de julho 21h30 – Trio de Jazz de Loulé convida Guinga 22h45 – Sélène Saint-Aimé Trio

30 julho 22h00 – Aaron Parks (a solo)



Kommentare


bottom of page