top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Liberdade inspira oitava edição do Simpósio Internacional de Escultura em Portimão


No âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, vai decorrer entre 9 e 16 de outubro na zona ribeirinha de Portimão a oitava edição do Simpósio Internacional de Escultura, sob o tema “Liberdade”.


Com o objetivo de estimular a reflexão sobre um tema fundamental da contemporaneidade portuguesa, o evento contará com a presença de escultores consagrados, como são os casos de Hitoshi Tanaka (Japão), Liu Yang e Li Zhao (China), Aktham Abdulhamid (Síria) e Canan Zongur (Turquia).

No decorrer do simpósio, cada artista produzirá uma obra em mármore nacional, que dará continuidade ao projeto expositivo de esculturas à beira-rio, e durante o seu processo de realização os escultores trabalharão ao vivo, abrindo o diálogo sobre a dicotomia artista/matéria, enfatizado pelas distintas perspetivas culturais de cada um, o que permitirá aos transeuntes acompanhar o crescimento das obras e assimilar o processo de criação, inspirado no tema proposto.


Durante este período, os artistas estarão a trabalhar em espaço público, expondo o seu processo, as suas dúvidas e preocupações e abrindo-se à interação com a população, informando o público sobre a sua reflexão e permitindo a participação neste processo aberto.


Esta produção da Associação Cultural Cuneo Sularte tem curadoria de Arlindo Arez e conta com a colaboração da ISSA - International Sculpture Symposium Alliance, em parceria com o Museu de Portimão, além do apoio institucional do Município de Portimão, e integra a programação local do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

CMP | Foto:D.R.



Comments


bottom of page