Buscar
  • Alvor FM

Laurence Cummings dirige a Orquestra Barroca do Algarve, que nasce no ''Sons D'Aquém Mar''!


O Festival de Música Antiga Sons D'Aquém Mar, começa a sua segunda edição no próximo dia 6 de Novembro, e estará em viagem pelas Igrejas de Lagoa, Lagos e Vila do Bispo até ao dia 1 de Dezembro.


Organizado pela Associação Questão Repetida, em co-produção com a Artis XXI, Município de Lagoa, Município de Lagos e DG Artes, e acolhido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, - traz ao Algarve um momento único, que será o culminar deste festival: o Projeto D'Aquém Mar - Orquestra & Ensemble Vocal, que marca o nascimento da Orquestra D'Aquém Mar.

A proposta é que neste festival se forme a fundação de uma orquestra regional, um projeto arrojado que contará com um dos Maestros mais versáteis na interpretação histórica em Inglaterra: Laurence Cummings. Atualmente diretor artístico do Festival Internacional Handel de Gottingen, diretor do Handel Festival de Londres e Maestro titular da Orquestra Barroca da Casa da Música.

Esta segunda edição do Sons D'Aquém Mar, foi preparada com um programa formado por 4 concertos que preconizam uma viagem em diversos estilos e linguagens da música historicamente informada e que tem por tema de ponto de partida a interdependência do Algarve com o mar enquanto zona intrinsecamente ligada aos Descobrimentos Portugueses. A edição de 2021 parte dessa fundamental premissa - que é base do conceito deste festival - mas traz outra inovação: este projeto inclui, para além dos concertos, uma criação em rede Transfronteira/Sons d'Agora e o concerto oficina Elementos II, envolvendo os jovens de Lagos /Agrupamento de Escolas Júlio Dantas.

Questão Repetida