top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Jorge Ben Jor e Pongo são as novas confirmações do Coala Festival Portugal


O Coala Festival Portugal anuncia Jorge Ben Jor e Pongo como novas confirmações!

Depois da apresentação de Gilberto Gil, BaianaSystem, Carminho e Mayra Andrade, o Coala Festival Portugal anuncia mais dois nomes para o alinhamento desta primeira edição em Portugal.

​Conhecido por valorizar a música brasileira, o Coala Festival existe no Brasil há 10 anos (décima edição em 2024) e, fará em junho na cidade de Cascais, a primeira internacionalização, nos dias 1 e 2 de Junho. Além das diferentes vertentes da música brasileira (de novos nomes a artistas consolidados), a versão portuguesa do Coala Festival terá representantes lusófonos na programação, estando essa curadoria a cargo de Gabriel Andrade e de Kalaf Epalanga, músico, escritor, poeta e cronista angolano, assim como membro fundador dos Buraka Som Sistema.

Jorge Ben Jor é um dos mais respeitados compositores, guitarrista e cantor brasileiro desde que editou o seu primeiro álbum "Samba Esquema Novo" em 1963 (são assim mais de 60 anos de carreira). Logo no início, o tema "Mas Que Nada" torna-se um êxito internacional tendo sido cantado por Ella Fitzgerald, Dizzie Gillepsie, Al Jarreu entre outros. Nos anos 70, a sua música tomou um rumo mais experimental e fez com que com que participasse em inúmeros festivais de jazz e world music um pouco por todo o mundo. Em 1989, altera o seu nome artístico de Jorge Ben para Jorge Ben Jor e a sua música toma também um rumo mais pop tendo sido cantada/celebrizada por vozes como Fernanda Abreu, Daniela Mercury, Chico César, Ivente Sangalo, Paralamas do Sucesso e Skank apenas para mencionar alguns. Em Portugal, esteve pela última vez no verão de 2022.

Pongo é o nome artístico da cantora angolana Engrácia Domingos da Silva (que antes tinha adotado o nome de Pongolove) que desde muito cedo veio viver para Lisboa com a família fugindo assim da guerra civil angolana. Começou a interessar-se por música mais como dançarina no grupo de kuduro Denon Squad. Pouco tempo depois para além de dançar começou a fazer rap. Em 2008 estreia-se em palco com os Buraka Som Sistema e o tema composto por si "Kalemba (Wegue Wegue)" tornou-se um hit não apenas em Portugal mas um pouco por todo o mundo. Em grande parte por fazer parte da banda sonora de jogos como Need for Speed: Shift e Fifa 10. Inicia a sua carreira a solo com o EP "Baia" em 2018, seguindo-se um outro chamado "Uwa" no ano seguinte. O primeiro longa duração surge em 2022 com o nome "Sakidila". "Nós estamos muito satisfeitos com a recepção que estamos a ter em Portugal.

O Coala Festival tem uma essência e uma personalidade muito bem definidas e nesse sentido queremos que o público português crie a mesma relação de carinho que os brasileiros têm com o evento", afirma Gabriel Andrade, sócio-fundador do festival. Gabriel, inclusive, divide a curadoria do Coala Festival Portugal com Kalaf Epalanga, músico, escritor, poeta e cronista angolano, assim como membro fundador dos Buraka Som Sistema.


Beware!



bottom of page