Buscar
  • Alvor FM

João Gil apresenta ''46 JG 22"!


João Gil tem novo trabalho discográfico com 46 JG 22, que serve de mote para comemoração de 46 anos de carreira em concerto marcado para 17 de setembro no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

O artista é certamente um dos maiores compositores de todos os tempos da música portuguesa. Autor de um vasto repertório de grandes sucessos. Canções das nossas vidas. Canções com as quais crescemos e nos identificamos enquanto coletivo.

Em 46 JG 22, o artista fecha o triângulo e assume total responsabilidade na escrita, composição e interpretação. A viagem já tem algum tempo, mas a partilha tem sido tão rica, imensa e maravilhosa para todos. Quer sejamos ouvintes atentos, quer como simples apreciadores de música. Para João Gil, e para muitos dos artistas que com ele tem colaborado, a experiência tem sido muito luminosa ao longo de todos estes anos.

O trabalho coletivo, seja ele assinado individualmente ou em banda, resultam de uma viagem incrível, à que o artista se confessa, sem qualquer inibição, inacreditavelmente grato:

"...O privilégio de trabalhar com os mais talentosos seres humanos que por sorte o universo me proporcionou, e continua a proporcionar."

Nos últimos dois anos, o mundo foi confrontado com a pandemia e o sector da cultura foi certamente um dos mais prejudicados. Hoje sabemos o quanto a música e a arte podem salvar a humanidade do caos absoluto, sublimando o amor e a solidariedade, enquanto valores seguros e inabaláveis, segundo o próprio:

«...A Pandemia isolou-nos é certo, mas proporcionou-me a total entrega ao trabalho e a procura incessante e bastante atlética da procura da expressão e do lugar que o performer cantor e intérprete deve ocupar na comunicação duma canção. Trabalhei como nunca, dia após dia, e com a disciplina diária onde e como deveria cantar. Temos feito vários espetáculos: " Caixa de Luz ", onde sobressai imenso o estímulo dos cenários e da arte da Ana Mesquita. Capitólio em Lisboa, Casa da Música no Porto, Teatro Municipal da Covilhã, foram até ver, alguns dos locais onde já estivemos. Tem sido uma enorme experiência e partilha com o público.

É aí nesse sítio de partilha onde me encontro atualmente, e no qual me descobri/reencontrei há meia dúzia de anos.

A voz e a alma, as palavras e o olhar delas, a música que sempre fiz, o 3 em 1. ...»

João Gil

É neste contexto que surge 46 JG 22, um disco de canções originais, coproduzido com Carlos Vales (a.k.a. Cajó). Um trabalho inteiramente escrito, composto e interpretado por João Gil, excetuando o tema em parceria com Frankie Chavez, " Um Pouco Mais de Atenção ".


Universal Music | Foto:D.R.