top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Júlio Resende apresenta o seu novo álbum, ''Filhos da Revolução''


"O meu pai e grande parte da minha família são de Angola, pelo que foi muito marcada pela Revolução. A primeira música do meu primeiro disco chama-se justamente "Filhos da Revolução" - pelo que podemos dizer que a ideia sentimental deste meu novo disco sempre esteve muito presente na minha construção musical e pessoal, desde o dia um da minha história discográfica.

A inspiração para este novo disco não foi só a história da minha família, como também este acontecimento único no mundo: uma revolução que não se fez usar da violência extrema para atingir a paz. Uma revolução que tentou ao máximo disparar flores em vez de balas. É um gesto magnânimo, e é importante continuar a pensar nisso nos dias de hoje. A memória protege-nos de cometer os mesmos erros. Manter a memória é o segredo para não nos esquecermos de quem somos.

Quanto aos temas do disco, a música africana acompanha-me muito e isso faz-se sentir ao longo do disco - umas mais que outras, mas a essência está lá.

"Filhos da Revolução" é uma ode à paz, ao livre pensamento, à aniquilação da Censura, uma celebração da liberdade nunca garantida e aos 50 anos da nossa Revolução dos Cravos e fim das guerras coloniais. Para que finalmente tenhamos começado a construir o que de melhor temos: a solidariedade."

Júlio Resende

Júlio Resende é um pianista e compositor português. Começou a tocar piano com a idade de quatro anos e desde então considera o piano "o seu brinquedo favorito". É um dos músicos portugueses mais reconhecidos em Portugal e no estrangeiro. As suas técnicas de improvisação são transversais à sua estética, abrangendo vários géneros musicais que vão do Jazz ao Fado e à música erudita - tem um dueto com a Maria João Pires - e até projetos de música eletrónica. É pioneiro de um género único denominado "Fado Jazz" e lançou no dia 13 de outubro de 2023 o seu décimo álbum "Júlio Resende Fado Jazz - Filhos da Revolução", numa celebração da Liberdade, dos 50 anos do 25 de abril e da relação de Portugal com África.


Sony Music | Foto:D.R.


Comments


bottom of page