top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

iolanda lança EP de estreia ''CURA''


A cura começou em 2022. Digamos antes, o início dela. Há quase um ano, iolanda deu-nos a conhecer o seu single de estreia "Cura" que dá também o nome a este EP. Este single de estreia, que conta com mais de 34 mil visualizações no seu belíssimo e envolvente videoclipe, roda nas rádios portuguesas desde o seu lançamento. Depois desta luz a que se entregou, onde encontra a crença que a move - essa de que o amor na sua forma mais pura pode quebrar qualquer barreira - surge "Lugar Certo". O segundo single da artista acompanha a narrativa que se iniciou em "Cura", num "pedido de ajuda para conseguir voltar ao lugar onde sempre quis estar" como a própria refere.

Já em 2023 surge o terceiro single de iolanda, "Juro Já Nem Paro" que nos traz outro lado daquilo que é a sonoridade da artista. Se antes encontramos uma fusão de vários estilos num upbeat sempre a contrastar com o peso das palavras, nesta canção encontramos a calma do encantador arranjo de cordas, descansamos no colo que nos entrega nas melodias, mas também se escuta o grito de superação e de emancipação - mesmo que a pessoa não chegue, seguiremos em frente, sozinhos, sem parar. Já nada nos prende.

"Lembro-me bem do dia em que escrevi a primeira canção que senti necessidade de mostrar às pessoas. Era dia 16 de abril de 2020 e eu tinha chegado de Londres há exatamente 2 meses. Sentia-me sozinha, e inquietada. Escrevi-a toda de uma vez, e fiz um post a cantar no Instagram, e num dia o vídeo chegou às 40.000 visualizações. A partir daí alguma coisa me fez continuar a escrever e a explorar aquela sonoridade melancólica mas forte, em português, ainda sem saber que estava a escrever o meu primeiro EP." refere a artista.

iolanda é compositora profissional, graduada pela BIMM Institute, escola superior de música em Londres. E foi no seu regresso a Portugal que deu início àquilo que podemos chamar da sua "carreira artística" - mesmo que esta tenha nascido dentro dela com o sonho, e vivido até então em cada momento da sua vida como se de poemas descritivos falássemos.

"Este EP representa o meu processo de cura de uma relação que eu vivi, e que ainda trazia guardada, e cada faixa representa um momento de reflexão, em catarse, daquilo que eu fui acumulando em mim e que teria de libertar mais tarde ou mais cedo."

A "Cura", "Lugar Certo" e "Juro Já Nem Paro" juntam-se mais 3 canções e uma Intro arrebatadora. "Quem Tem Mossa", a quinta faixa deste EP, traz-nos mais uma memória antiga, nas palavras da artista: "Foi o início da realização de que eu precisava de afogar a memória do outro de uma vez por todas, só não sabia como. E por isso escrevi e cantei p'ra procurar ajuda.". Na faixa seguinte, "V de Volta", encontramos a libertação que há muito se esperava nesta procura de paz. Nesta sexta faixa do Ep, encontramos o descanso e, a artista acrescenta: "não podemos esperar receber o mesmo que damos, e que se damos tem de ser porque precisamos de dar, e não porque queremos receber igual.".

É com "Estas são as últimas canções que escrevo sobre ti" que completamos e concluímos este processo de Cura. Esta faixa, de apenas 1 minuto e 25 segundos fecha o ciclo. "Quase como se estivesse a escrever a última carta. A sonoridade meio inacabada da canção não acontece à toa." elucida-nos iolanda, e conclui este ciclo pujante e de nos tirar o fôlego que "em toda a parte eu sou parte do todo, e é em mim que eu começo".

"CURA" conta com produções de Luar, LEFT., NED FLANGER, miguele e iolanda, e todas as faixas foram mixadas e masterizadas por Charlie Beats.

Teresa N. Lemos | Foto:D.R.

Comentários


bottom of page