top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Florito junta-se à Virgin Music Portugal


O artista angolano Florito é agora acolhido numa nova casa editorial numa altura em que está a preparar o seu primeiro álbum.

Nascido na capital angolana e criado na capital da Namíbia, Florisberto Mbemba é hoje alguém cuja música ecoa pelo continente africano fora. Conhecido artisticamente por Florito, a sua jornada musical teve início em 2014, mas cedo se fez ouvir de Angola a Windhoek, reconhecido à data como um dos mais entusiasmantes e promissores artistas de Angola.

Desde que, há quase dez anos, lançou a sua primeira música a solo, "Tamagotchi", o cantor e compositor angolano revelou-se um caso sério sob as cadências afro. Daí a conquistar tempo de antena em rádios dos mais variados países — do Gana e da Nigéria ao Reino Unido, Austrália ou Canadá — foi uma questão de tempo: "HOT" em 2016, "Ginger" em 2018 ou "Pull Up" em 2019 são exemplos desse reconhecimento gradual que foi ganhando à medida que se ia desenvolvendo e cimentando a sua identidade.

Não é por isso de estranhar a atenção que mereceu da parte das maiores figuras do afrobeat contemporâneo, como Wizkid e Rema à cabeça, e já em 2022 assinalou a sua primeira colaboração internacional em "Stamina" com BNXN (anteriormente conhecido por Buju), um dos grandes artistas da cena nigeriana actual. Já na lusofonia, tem trabalhado de perto com figuras assinaláveis como Carla Prata, os CBG, Soarito ou DJ Black Spygo.

O álbum de estreia em nome próprio é o próximo passo do cantor que se destaca pelo groove característico que traz das raízes do afrobeat para criar um registo muito próprio no espectro do afro-fusion. Ao que tudo indica, "Lisabonna" — tema que lançou em Maio, e que rapidamente se tornou num hit de Verão irresistível — foi lançado como primeiro single do primeiro longa-duração a solo de Florito.


Universal Music


Comments


bottom of page