Buscar
  • Alvor FM

Fernando Guerreiro leva projeto sobre micro contos à Biblioteca Municipal de Loulé


Uma oficina de escrita e um serão dedicado aos micro contos constituem os dois momentos em destaque de uma iniciativa que Fernando Guerreiro leva à Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, no próximo sábado, 12 de março.


Entre as 15h00 e as 16h30, Fernando Guerreiro dedica uma sessão ao público adulto onde irá apresentar algumas ferramentas para ajudar a escrever mais e melhor. É necessária inscrição prévia. À noite, pelas 21h00, está previsto um espetáculo de narração oral feito de histórias breves e pequenos instantâneos da vida real envolvidos em música. Cada micro conto ajuda a construir um puzzle que nos revela como a vida é uma grande aventura feita de pequenas histórias. A entrada é livre mas a lotação é limitada.


Os "Micro Contos" são um projeto de promoção e mediação da leitura que começou em 2010, pela mão de Fernando Guerreiro. Desde então, através de oficinas de escrita e sessões de contos que giram em torno de narrativas breves, são criadas pontes e estreitados laços onde se geram dinâmicas de leitura e criação literária.


Os micro contos apresentam uma forma inovadora de promover e mediar a leitura. Através de uma linguagem direta e atual, recorrendo a histórias repletas de humor, jogos de palavra e exercícios lúdicos, são apresentados exercícios e ferramentas criativas que levam à criação de textos breves e despertado o gosto pela escrita e pela leitura.


Nestas oficinas e sessões de contos, desmistifica-se a ideia de que é difícil, complicado e moroso escrever ou inventar novas histórias. Destas ações de promoção e mediação da leitura são apresentados livros de vários autores e géneros literários que servem de despertadores para a vontade de ler.

C.M. Loulé | Foto: Direitos Reservados