Buscar
  • Alvor FM

Eneida Marta revela novo vídeo e anuncia novo disco


Chama-se "Fidalgo" é o novo single de Eneida Marta, e sucede ao êxito "Allan Guiné" lançado em junho deste ano.

"Fildalgo" é o retrato de uma família desfeita pelas precárias condições de vida, e que levam uma mãe ao acto humilhante de pedir alimento nas ruas de Bissau. Esta é a história de milhares de pessoas que, sem emprego, são tomadas pelo desespero. Não têm onde deixar os seus filhos, e as oportunidades de trabalho são nulas.

Mas é também "nas dificuldades que construímos a nossa melhor versão", afirma Eneida Marta sobre a nova música.

"Fildalgo" é uma composição de Dulce Neves, nome maior da cultura guineense do século XXI.

"Fidalgo" é já o terceiro single revelado do sexto trabalho de originais de Eneida Marta, que começou a nascer em plena pandemia. Encerrada dentro de quadro paredes, em pleno contexto pandémico, Eneida Marta pediu ao filho Rúben Azziz para lhe fazer uma música, nasceu "Kuma" um grito de revolta, perante os constantes golpes e atentados políticos sobre o povo da Guiné-Bissau. Foi, então, dentro de casa que Eneida encontrou o toque contemporâneo que procurava para o seu som, assente nas raízes tradicionais da música africana.

"Por isso se chama Family, pela primeira vez, um disco meu foi totalmente feito em família." afirma Eneida.

"Family" já está disponível em todas as plataformas digitais. Foi gravado entre Lisboa e Londres, a produção é de Rúben Azziz e Gerson Marta e a masterização de Mário Barreiros.


Foto: Direitos Reservados