top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Edmundo Inácio estreia novo single, ''Minha Mãe''


Edmundo Inácio encerra 2023 com um novo single, mais uma antevisão daquele que será o disco de estreia do cantor algarvio.

"Minha Mãe" é o terceiro tema a ser revelado para o longa duração "Vai-se Andando?", a editar em Fevereiro. O álbum será apresentado ao vivo na Casa da Música, no Porto e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, nos dias 10 e 21 de Fevereiro respetivamente. Um disco marcado pelos sons enraizados na tradição, que são elevados pela modernidade e visão artística vanguardista de Edmundo Inácio. «"Minha Mãe" é uma mensagem de amor e conforto, uma homenagem ao colo maternal que nos apoia nos diferentes momentos das nossas vidas, especialmente nos mais difíceis. Nesta época natalícia e de celebração da família, as memórias de quem já nos deixou intensificam e aperta a saudade dos colos que já partiram. Foi por esses colos que compus esta canção.

Musicalmente, senti que este tema merecia um toque nostálgico, aparentemente despido da eletrónica que tem acompanhado o meu trabalho. Com isto em mente, trouxemos o piano acústico, assim como as cordas, explorando novas texturas e sonoridades.

Quando estive a viver em Inglaterra, a saudade de casa aproximou-me da nossa cultura e apaixonei-me pelo Cante Alentejano. As vozes enrugadas e marcadas pela vida tocaram-me a alma e era como se Portugal me abraçasse.

Em "Minha Mãe" entrego toda a minha verdade e o coração. Encontrei n'Os Ganhões de Castro Verde a singularidade e a portugalidade que esta canção merece. Foi sem dúvida muito prazeroso ver e ouvir estes homens transformarem uma composição intimista, numa grandiosa expressão de amor. Este é o tema que dificilmente cantarei ao vivo sem me emocionar e acredito que todos os presentes sentirão a saudade e o calor daquele colo que ampara.»

"Minha Mãe" é acompanhado por um videoclipe emotivo, que regista o momento em que a mãe de Edmundo Inácio ouviu pela primeira vez o tema.

É, assumidamente, uma homenagem a esta figura tão importante na vida do cantautor, numa relação de cumplicidade e apoio mútuo, que arrepia e transparece nas imagens que acompanham a canção. Os sentimentos que revela são reais, tão reais quanto aqueles que cada um de nós vive quando escuta a canção. Na perfeita fusão entre a delicadeza da canção, da fragilidade de quem se entrega num colo e do grandioso vigor do Grupo Coral Os Ganhões de Castro Verde, encontramos em "Minha Mãe" uma expressão de humanidade e sentimento.

O videoclipe foi realizado por Márcio Enes e Vasco Eusébio, filmado em Castro Verde, no coração do Alentejo, em Dezembro deste ano.


Contos da Praça


Comments


bottom of page