top of page
Buscar

Diogo Piçarra e Nenny juntos em ''#TodosFazemADiferença''


"#TodosFazemADiferença" junta pela primeira vez dois dos artistas mais relevantes da nova geração da música portuguesa, Diogo Piçarra e Nenny. A canção inédita conta com composição e autoria dos dois, em parceria com CharlieBeats na composição e produção e com Jesus da Costa na composição e letra.

O tema nasceu de um repto lançado pela Staples para a campanha de Regresso às Aulas deste ano, que os artistas abraçaram de imediato.

O objetivo era criar uma música que desse o mote para lançar uma corrente de aceitação da diferença e respeito pelas escolhas do outro.

O Regresso às Aulas é um momento muito aguardado por todas as crianças e jovens. Por um lado, é a alegria dos reencontros com amigos, novas oportunidades de aprender, novos desafios, o cheiro dos livros novos e o entusiasmo de uma folha de caderno em branco. Mas por outro lado, voltar à escola pode significar, também, voltar a um espaço de crítica e julgamento que gera muita ansiedade e medo de enfrentar o novo ano.

A escola é desde cedo um lugar propício à formação de grupos e à colocação de rótulos. As crianças e jovens são, assim, arrumados em "caixas", com base na sua maneira de vestir, na cor de pele, nos seus gostos ou hobbies, desportos praticados, etc.

A procura da validação dos outros é, nesta idade, mais forte que nunca. Validação essa, que está muitas vezes assente em preconceitos enraizados na comunidade escolar e na sociedade em geral. Surge então o medo de sair da norma, de fazer diferente, de assumir gostos que não sejam ditos "normais" - surge a frustração de não poderem ser quem realmente são, e a luta interior de fazer o esforço constante para ir ao encontro do que é esperado pelos outros.

Pela importância que tem no Regresso às Aulas, a Staples acredita ter também um papel na educação das crianças e jovens. Sendo esta a maior campanha do ano, e o momento em que a marca fala diretamente para a comunidade escolar, tem aproveitado nos últimos anos para usar a amplificação da campanha para dar voz a situações que nem sempre são abordadas de forma aberta e transparente, por crianças, pais, professores e escolas.

São temas que se podem transformar em causas sociais, se as pessoas ouvirem, respeitarem e olharem para o outro de forma mais compreensiva e inclusiva. E todos temos um papel determinante. Todos fazemos a diferença.

Diogo Piçarra e Nenny reviram-se de imediato no tema e na mensagem que a campanha pretendia passar, ambos se sentiram diferentes e desajustados em momentos das suas vidas. Juntaram-se então para escrever uma canção que conseguisse passar esta mensagem, chegaram à "#TodosFazemADiferença", que celebra a comunhão de gostos diferentes, cores de pele ou traços físicos que nos distinguem, formas de pensar díspares e de todas as outras características que nos tornam diferentes e especiais.

Para além da música, a campanha conta também com um videoclipe que retrata a mensagem da aceitação da diferença em cenário escolar, com presença de crianças e de performing artist. Para além de Diogo Piçarra e de Nenny podemos ver também alguns rostos bem conhecidos de todos, que se juntam à campanha para ajudar a passar a mensagem tão importante de que realmente todos podemos fazer a diferença.


Universal Music


bottom of page