top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

David Bowie ''Pin Ups'' (50th Anniversary Edition) - Edição limitada do LP chega a 20 de outubro


2023 marca o 50º aniversário do lançamento do clássico Pin Ups, um álbum de David Bowie preenchido por covers, originalmente lançado em 19 de Outubro de 1973 - apenas seis meses depois do lendário Aladdin Sane e três meses após o concerto no Hammersmith Odeon, onde Bowie se despediu de Ziggy Stardust e dos The Spiders From Mars.

Em 20 de outubro de 2023, um dia após o seu Jubileu de Ouro, Pin Ups será lançado numa edição limitada comemorativa do 50º aniversário, com o corte feito a meia velocidade. Para o corte de Pin Ups, foi utilizado um Neumann VMS-80 personalizado e com componentes electrónicos totalmente recuperados e foi efectuado a partir das fitas originais transferidos a 192kHz, sem qualquer processamento adicional. John Webber foi o responsável pelo corte a meia velocidade, no AIR Studios. A utilização desta técnica confere ao áudio uma maior qualidade.

Gravado no Château d'Hérouville, em França, onde Bowie voltaria mais tarde para gravar a obra-prima Low, Pin Ups é uma coleção de covers prestando homenagem a bandas e artistas que o inspiraram e que tinha visto em clubes como o The Marquee em Londres em meados dos anos 60. Entre os artistas eleitos estão The Yardbirds, The Kinks, Pink Floyd, The Who, Pretty Things e The Easybeats.

Apenas um single foi retirado do álbum no Reino Unido, uma versão de "Sorrow" dos The Mersey que alcançou o #4 das tabelas de vendas do Reino Unido, sendo que o álbum alcançou o #1. A foto de David com a modelo britânica Twiggy, tirada por Justin de Villeneuve, foi originalmente planeada para ser capa da Vogue, mas quando a revista não aceitou a ideia, Bowie escolheu-a para capa de Pin Ups. Apesar de Bowie não ter feito uma digressão de promoção ao álbum, este é idolatrado pelos fãs até hoje, que muitas vezes desejaram uma continuação, havendo na altura bastantes rumores acerca do lançamento de um Pin Ups Too, mas, como era seu estilo, em fevereiro de 1974, David Bowie lançou "Rebel Rebel" como single e começou toda uma nova aventura.



Comments


bottom of page