top of page
Buscar

David Bowie - Em abril chegam 2 edições especiais em vinil que comemoram 50 anos de ''Aladdin Sane''


Em abril de 2023, comemora-se o 50.º aniversário de 'Aladdin Sane' lançado apenas dez meses depois do clássico 'The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars'.O tema que dá o nome ao álbum e canções como 'Panic In Detroit', 'Lady Grinning Soul' e 'Time' assinalaram um avanço musical significativo em relação ao álbum anterior, com instrumentos de sopro, coros e o som muito especial do piano de Mike Garson.

No dia 14 de abril de 2023, uma semana antes do Jubileu de Ouro de 'Aladdin Sane', serão lançadas duas edições limitadas sob a forma de um LP "half speed mastered" e de um Picture Disc, produzidos a partir do mesmo master.

O lançamento do álbum foi antecedido dos singles 'The Jean Genie' e 'Drive-In Saturday', que chegaram ao 2º e 3º lugares da tabela de singles do Reino Unido, sendo que esta foi a primeira vez que David Bowie chegou a #1 da tabela de álbuns. O álbum também foi a estreia de Bowie nas tabelas dos EUA, chegando ao Top 20, e uma versão adaptada de 'Time' foi lançada como single.

A capa de 'Aladdin Sane' é uma das imagens mais espantosas e memoráveis da história do rock, e diz-se que terá sido a mais cara produzida até então. A fotografia foi tirada por Brian Duffy, que também tirou fotos para as capas de 'Lodger' (1979) e 'Scary Monsters (and Super Creeps)', e mostra Bowie com a sua icónica maquilhagem do relâmpago vermelho e azul, uma imagem marcante no léxico cultural do planeta.

O corte do acetato destas edições em foi efetuada num torno personalizado Neumann VMS80 tendo os masters sido restaurados a partir das gravações originais sem processamento nem transferência adicionais. O corte do acetato da versão "half speed mastered" foi realizado por John Webber, nos AIR Studios.

Bowie descreveu 'Aladdin Sane' como 'Ziggy vai a Washington: Ziggy sob a influência da América'. 'Aladdin Sane' foi a última aparição de Ziggy Stardust, que desapareceu três meses depois do lançamento do álbum, em julho de 1973, no último concerto dos Spiders From Mars no Hammersmith Odeon, em Londres.


Warner Music


bottom of page