top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Chong Kwong está de regresso com ''Queen Size''


A rapper Chong Kwong lança o novo single 'Queen Size'. A canção é um hino rap que glorifica a rainha que existe em cada mulher, de todas as culturas, origens, tamanhos, formas e cores e as suas identidades que merecem ser celebradas, destacando a sua diversidade, singularidade, criatividade e força e o fato de serem muito mais do que apenas a sua herança genética. Esta é a primeira canção da rapper a ser editada, após um hiato pós-pandemia.

"A música é uma homenagem, uma ode às mulheres de todas as cores, formas, tamanhos e talentos, mas é mais do que género. Este é o momento da comunidade e da irmandade. Por cada mulher que exaltas e apoias, acrescentas uma pedra preciosa à tua coroa. Lembra-te disso", afirma Chong Kwong'. "Comecei a compor esta música numa sexta-feira, depois de pagar todas as minhas contas e a sentir-me realizada, confiante e independente, e antes de sair com as amigas para comemorar e esquecer tudo o resto. Essa é a energia que se pode sentir em 'Queen Size'", acrescentou a artista.

O novo tema chega com um videoclipe que conta com a participação de mulheres de várias origens, identidades e culturas, criando com orgulho e independência o seu legado nas indústrias criativas. Para dar vida a esta mensagem e a 'Queen Size', a componente visual foi realizada por Leonor Patrocínio, que construiu uma equipa só de mulheres para a execução do vídeo. Ao fazer este esforço, a Chong Kwong junta-se a um número crescente de mulheres artistas em Portugal que se associam intencionalmente a outras mulheres, promovendo a diversidade e a comunidade, num universo tradicionalmente dominado por homens.

"A diversidade é muito importante para mim. Queria ter a certeza de que estava a representar a minha comunidade e trabalhei em estreita colaboração com a Leonor para garantir que isso acontecia. A intenção no convite a estas mulheres para participar no vídeo foi sem dúvida elevar outras mulheres na indústria, eliminar a concorrência prejudicial e criar vínculos saudáveis. A experiência de reunir tantas mulheres talentosas num espaço seguro para a auto expressão foi única, incrível e fora de série. A energia era naturalmente edificante; não havia insegurança nem competitividade", referiu Chong Kwong sobre a gravação do videoclipe. A realizadora Leonor Patrocínio acrescenta que"no mundo audiovisual, no cinema e, mais amplamente, na vida, as mulheres desempenham apenas um papel num sistema maior construído pelos homens. Como realizadora e mulher, nunca tinha sentido uma energia tão poderosa proveniente do facto de as mulheres serem o que são sem regras. É a isso que esta música e este vídeo dão vida".

O regresso de Chong Kwong com 'Queen Size' antecipa uma evolução da sonoridade única da artista, que trabalha para incorporar mais elementos das culturas que integram a sua genética Afro-Asiática mista. Este novo single sucede a 'High' e 'Lisboa Que Amanhece', de 2022, uma colaboração com EU.CLIDES, Eva Rapdiva e DJ Ride que integra "SG Gigante", uma coletânea lançada em homenagem ao aclamado cantor e compositor Sérgio Godinho.


Teresa Lemos | Foto:D.R.


Comments


bottom of page