Buscar
  • Alvor FM

Cantigas de Maio lançam álbum e fazem apresentação em Loulé


As Cantigas de Maio surgem como uma consequência natural no trabalho de mais de 30 anos de Bernardo Moreira na música portuguesa. O quarto disco de estúdio do contrabaixista sucede ao aclamado "|Entre Paredes|" lançado em julho de 2021.

O disco Cantigas de Maio é composto por oito canções, homenageando quatro autores que marcaram profundamente o panorama musical português do pós 25 de Abril: Fausto Bordalo Dias, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Zeca Afonso.

"As Cantigas de Maio celebram, neste disco e em palco, uma época de certa forma irrepetível, na nossa história recente e cujo grande desafio, a meu ver, foi o de transformar e, progressivamente, abandonar o caráter tão marcante da chamada "música de intervenção ", para lhe dar um peso e uma dimensão universal e intemporal." Bernardo Moreira.

Para este trabalho Bernardo Moreira convidou músicos que, pela sua idade e percurso musical, representam duas gerações que se cruzam, trazendo percursos e vivências distintas, permitindo uma abordagem mais moderna para um legado que não pode, nem deve ser esquecido, tendo na voz um dos cantores mais promissores na cena musical portuguesa neste momento: João Neves. No piano, um nome maior da reinvenção da canção de Coimbra, Ricardo J. Dias que atuou ao lado de nomes como Fausto Bordalo Dias ou Brigada Victor Jara tendo, ainda, assinado a produção de vários discos premiados com o Prémio José Afonso. Na guitarra André Santos, um dos grandes nomes da música portuguesa da nova década.

O single de apresentação do novo disco é "O meu menino é de oiro" de Zeca Afonso.

Concerto de lançamento: Cine-Teatro Louletano - 25 de abril 2022


Monica Jardim | Foto:D.R.