top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlvor FM

Beatriz Rosário lança ''Maria'' o primeiro single de uma nova etapa


Que "Maria" é esta a encher o peito de Beatriz Rosário? O novo single de uma das grandes promessas da música portuguesa é um manifesto assinado em nome de uma mulher auto-suficiente, apaixonada no amor e lutadora na guerra. Esta "Maria" não se esconde nas fragilidades, mas faz delas forças. A matéria que corre na artéria de quem celebra a feminilidade, consciente das dificuldades ainda hoje enfrentadas pelas mulheres, quando a sociedade lhes oferece a dupla responsabilidade de trabalhadora e mãe, para devolver em troca um papel secundário.

A resposta de Beatriz Rosário vem em forma de tons vivos. Um fado quente e desempoeirado de alma pop, vindo diretamente das ruas onde a vida se vive. No ringue onde o vídeo foi rodado, a única competição é pela superação. De "Maria" e das Marias que todos os dias se transcendem para triunfar e transformar a sociedade.

A leitura singular que Beatriz Rosário faz do fado é-lhe natural. O avô mostrou-lhe o fado, mas foi a avó a insistir para cantar. Porém, no MP3 ouvia pop, hip-hop e r&b. E todas essas referências da linguagem urbana definem-na. Sem desrespeitar o fado e os seus costumes, como aliás Maria deixa bem claro.

O fado de Beatriz Rosário é comum ao de "Maria". A procura e encontro de uma identidade própria, feita de herança e modernidade. Todos recebemos dos nossos ancestrais e deixamos aos nossos descendentes. O processo de construção é, antes de mais, de reconhecimento da memória, enquanto organismo vivo e ativo.

Para chegar a um desfecho musical e visual tão marcante, contou com a produção da dupla Ariel e Migz, da tinta da caneta de XTINTO e das melodias desenhadas por TYOZ.

Até ao final do ano, deverá chegar o muito aguardado álbum de estreia de Beatriz Rosário, sucessor de um EP inaugural do ano passado. A expectativa tem factos a comprová-la.

O primeiro single, "Ficamos por Aqui", conta com mais de 800 mil streams no Spotify. Em Abril de 2022, estreou-se no Capitólio com sala esgotada, e em Maio do ano passado, juntamente com Kasha, dos DAMA, editou o single "Tarde Demais" que chegou aos 900 mil streams. Ainda em 2022, actuou em alguns festivais como Meo Sudoeste, Meo Marés Vivas, Festival F, Super Bock em Stock. Este verão, promete apresentar algumas das novas canções no Sol da Caparica.


Sony Music | Foto:D.R.


Comments


bottom of page