Buscar
  • Alvor FM

A espera finalmente acabou e o novo álbum dos ABBA já está disponível


Os ABBA, um dos grupos pop mais bem-sucedidos de todos os tempos, acabaram de lançar o seu novo álbum de estúdio, Voyage, sendo o seu primeiro álbum em quase 40 anos. O grupo vai ainda disponibilizar mais bilhetes para a série de concertos ABBA Voyage.


Os detalhes de Voyage foram anunciados no início de setembro, juntamente com o ABBA Voyage, o novo espetáculo revolucionário que verá Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid a apresentarem-se digitalmente com uma banda de 10 elementos ao vivo, na ABBA Arena, construída propositadamente para este efeito no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres. A série de concertos começa a 27 de maio de 2022.

Logo após o anúncio do novo álbum, os ABBA conquistaram o recorde da Universal do álbum com o maior número de pré-vendas de sempre no Reino Unido, ultrapassando as 80 mi cópias vendidas em apenas três dias. O concerto vendeu mais de 250 mil bilhetes nos primeiros três dias e nele poderemos ver versões digitais dos ABBA a interpretar um conjunto de êxitos do grupo, juntamente com os novos temas, I Still Have Faith in You e Don't Shut Me Down.

A banda afirmou na altura: "Já há algum tempo que não fazemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Fizemos uma pausa na primavera de 1982 e agora decidimos que é hora de terminar essa pausa. Dizem que é temerário esperar mais de 40 anos entre álbuns, por isso gravámos um sucessor de The Visitors. Para falar a verdade, a principal inspiração para gravar novamente surgiu com o nosso envolvimento na criação do concerto mais estranho e espetacular com que poderiam sonhar. Vamos ser capazes de nos sentarmos numa plateia e ver os nossos eus digitais interpretarem as nossas músicas numa arena construída para este propósito em Londres na próxima primavera. Estranho e maravilhoso!"

Voyage será o primeiro álbum de estúdio dos ABBA desde The Visitors, que foi lançado a 30 de novembro, tendo atingido o #1 do top de vendas no Reino Unido, Suécia e em outros cinco países. O álbum foi um dos primeiros discos na história a serem editados em CD. Voyage surge quase cinco décadas depois do álbum de estreia da banda, Ring Ring, lançado em 1973.

Tal como em todos os álbuns anteriores dos ABBA, Voyage foi escrito e produzido por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, , com arranjos e letras complementados pelas vozes inconfundíveis e intemporais de Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. Grande parte da programação e mistura foi feita por Benny, sendo que o álbum conta com a participação da Orquestra de Concerto de Estocolmo.

O novo álbum viu os quatro membros dos ABBA a regressarem ao estúdio de Benny, Riksmixningsverket, em Estocolmo, por um período de quatro anos, para gravar as dez canções que integram o álbum. Entre elas estão I Still Have Faith in You e Don't Shut Me Down, as duas primeiras canções que foram gravadas e que também farão parte do espetáculo ABBA Voyage.

Sobre o lançamento do álbum, Benny Andersson diz: "Sabíamos que se existisse um espetáculo, precisaríamos de algumas canções novas para acompanhá-lo... Quando entrámos no estúdio após 39 anos, foi como se o tempo não tivesse passado... Tivemos um grande momento. Falo com a Frida e a Agnetha e sei que elas estão extremamente felizes por terem feito parte disto."

Anni-Frid Lyngstad continua: "Aquelas primeiras sessões em 2018 foram tão divertidas e quando o Benny me ligou e perguntou se eu consideraria cantar mais um pouco, eu avancei logo! E que canções!! O meu respeito e amor vão para estes compositores excecionalmente talentosos e verdadeiramente geniais! Foi uma grande alegria trabalhar com o grupo novamente. Estou muito feliz com o que fizemos e espero sinceramente que os nossos fãs sintam o mesmo."

Agnetha Fältskog acrescenta: "Quando voltámos ao estúdio, não tinha ideia do que esperar... Mas o estúdio de gravação de Benny é um ambiente tão amigável e seguro, e antes que eu me apercebesse, estava realmente a divertir-me! Mal posso acreditar que finalmente chegou o momento de partilhar tudo isto com o mundo!"

Björn Ulvaeus termina: "...Então agora temos dez músicas - um álbum inteiro, intitulado Voyage - porque foi uma viagem num território desconhecido... Deve haver algo com a combinação de Frida e Agnetha que faz aquele som único - quando elas começaram a cantar, eram o ABBA."

Universal Music | Foto:D.R.