Buscar
  • Alvor FM

Ó moça! É folclore é o disco de estreia de O Marta


Ó moça! É folclore é o disco de estreia de O Marta, o mais recente projeto de Guilherme Marta, que promove uma abordagem contemporânea à música tradicional portuguesa. Neste disco, encontrou na tradição um reflexo da sua essência enquanto músico e cantor, que lhe permitiu criar uma mistura sonora de ritmos típicos de Portugal, com harmonias vocais polifónicas que relembram não só os cantares portugueses como os do leste europeu, sempre unidos numa base bem trabalhada de indie-rock. Com canções sobre tantos temas, desde as inquietações da existência até aos problemas da sociedade, O Marta não se esquece de enaltecer as mulheres da sua vida, que utiliza nas suas obras como musas.

O seu primeiro single, lançado em novembro do ano passado, Quando o corpo não te convém, grita tanto a voz do folclore beirão, como a voz do povo português, abordando também assuntos atuais e, no fundo, intemporais, como a aceitação do nosso corpo.

O mais recente single, Mulher Beirã, deu-nos a conhecer aquela que "sai da luta a saber amar". A vivacidade das vozes presentes desde o início ao fim do tema, acompanhadas de um dançável e marcado carácter rítmico, revelam a quem ouve a figura feminina resiliente, lutadora e carinhosa que inspira O Marta a trazer a sua singularidade peculiar para além-fronteiras da região beirã.

Nas suas músicas somos arrastados para um mar de sonoridades distintas, desde a flauta ao trompete, às harmonias vocais, aos sons das guitarras que nos levam para o indie e às viscerais percussões tradicionais. Toda esta paisagem sonora transporta-nos para as aldeias da região beirã, berço das mulheres que o criaram e a quem dedica neste seu álbum de estreia - Ó moça! É folclore.


© Sara Rosa Oliveira